Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFPI participam de maratona de criação de aplicativos, em SP

Notícias

Estudantes do IFPI participam de maratona de criação de aplicativos, em SP

publicado: 01/11/2018 16h38 última modificação: 01/11/2018 16h40
Exibir carrossel de imagens Etapa final da Maratona, em São Paulo

Etapa final da Maratona, em São Paulo

Três equipes de estudantes do Campus Teresina Central participaram, nessa quarta, 31, em São Paulo, da etapa final da Maratona Unicef Samsung. O evento é organizado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a empresa de tecnologia Samsung.

A maratona reuniu programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores e inventores em geral, com o objetivo de promover o desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis que visem a utilização de aplicativos (APPs) nas salas de aulas do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (Geografia e, História).

Os aplicativos foram desenvolvidos de acordo com as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Todas as equipes do IFPI são formadas por estudantes ligados ao Laboratório de Robótica, Automação e Sistemas Inteligentes (Labiras).  “A Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica estava em peso no evento. Além do IFPI, também estavam presentes estudantes do CEFET – MG, Instituto Federal do Ceará e Instituto Federal de Alagoas”, comenta Francisco Marcelino Almeida, professor e coordenador do Labiras.

Cada equipe finalista recebeu uma premiação em dinheiro, certificado, um tablet da Samsung e a inserção do aplicativo na Google Play. Confira um resumo dos aplicativos criados pelos estudantes do IFPI.

Equipe  Labiras 2 - (Michel Nascimento Gomes, Marcelo Alves Pereira, Paulo Roverto Ferreira Viana Filho e Débora Will Araújo Lima)

Aplicativo para docentes e discentes, envolvendo tanto o professor como os alunos em um mundo virtual cheio de diversão e aprendizagem, abordando dados geográficos e ciências naturais.

Equipe Labiras 3 – (Luize Cristina da Silva, Matheus Araújo Dantas, Wellynson Luan Arruda Soares e Bruno Alves de Sousa Santos)

Um aplicativo para dispositivos móveis composto por um quiz, com o objetivo de instigar o interesse dos alunos por Matemática e Ciências da Natureza. O aplicativo, além de permitir a utilização do jogo individualmente, possibilita também a interação entre estudantes, em um formato de “Passa ou Repassa”.

Equipe Labiras 5  - (João Pedro da Cunha Sousa, Elcy James Nogueira Cardoso, Wesley Rios Silva e Halyson Itallo Cunha Pimentel):

A proposta do aplicativo consiste em um jogo com o objetivo de fazer com que os estudantes pratiquem tanto a resolução mental de cálculos matemáticos quanto a representação dos números em inglês.