Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI aprova oito projetos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Notícias

IFPI aprova oito projetos para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 22/08/2024 08h53 última modificação: 22/08/2024 15h26

O Estado do Piauí, através do Instituto Federal do Piauí, foi contemplado com recursos no valor de R$586.000,00 reais do edital Ministério da Ciência e Tecnologia da 21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Deste montante, R$416.000,00 serão destinados a projetos do Instituto Federal do Piauí para financiamento de eventos gratuitos e abertos à comunidade para a divulgação e popularização da ciências em diversas cidades do Estado. 

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) teve oito propostas aprovadas no edital. As propostas aprovadas estão distribuídas em três linhas, com eventos de abrangência local, intermunicipal e estadual nos campi: São Raimundo Nonato, Pedro II, Paulistana, Oeiras, São João do Piauí, Campo Maior, Parnaíba e Floriano. 

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira e Silva, destacou a importância do evento na divulgação da ciência no Estado. "A SNCT é o maior e mais importante evento de popularização da Ciência no país e, é, certamente, um espaço importante para a divulgação dos projetos do IFPI. Esse ano as instituições do Piauí, trabalhando em parceria, conseguiram captar quase 586 mil reais para realização dos eventos”,  disse.

Em 2024, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O evento acontecerá de 14 a 20 de outubro de 2024 e tem o objetivo de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade com a ideia de despertar o interesse sobre esse tema desde a infância.

De acordo com o  reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um marco importante no incentivo e popularização da ciência como também um incentivo para que busquemos cada vez mais a excelência em todas as áreas do conhecimento garantindo soluções para necessidades sociais. “Os projetos aprovados representam o esforço contínuo de nossa instituição em prol do avanço científico e tecnológico como também da aproximação do conhecimento científico desenvolvido nas instituições e a sociedade de uma maneira geral”, falou.