Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI dá início à Semana da Consciência Negra

Notícias

IFPI dá início à Semana da Consciência Negra

publicado: 18/11/2021 22h21 última modificação: 19/11/2021 12h56
Exibir carrossel de imagens Abertura da Semana da Consciência Negra

Abertura da Semana da Consciência Negra

O Instituto Federal do Piauí deu início, nesta quarta-feira, 17, à programação da Semana da Consciência Negra Intercampi do IFPI, com o tema: História, Luta e Desafios. O evento foi transmitido pelo canal do Instituto Federal do Piauí no YouTube e contou com a participação de estudantes, professores e técnicos-administrativos.

Na abertura, o reitor Paulo Borges da Cunha destacou a relevância do evento diante dos impactos da pandemia, com agravamento da condição social da população brasileira, sobretudo da população negra. Ele falou de sua trajetória pessoal e profissional e das dificuldades que enfrentou em decorrência de sua identidade racial. Também destacou a contribuição das políticas de ação afirmativa que têm possibilitado a inclusão educacional de estudantes negros nos diferentes níveis de ensino e contribuído para o enfrentamento ao racismo.

Também participaram da solenidade os pró-reitores do IFPI, além dos representantes dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e representantes de órgãos da sociedade civil. "O evento é um marco na articulação dos NEABIs e representa um passo importante para o fortalecimento da política de diversidade étnico-racial na instituição", destaca a pró-reitora de Extensão, Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes.

Uma das primeiras pautas da Semana da Consciência Negra Intercampi foi uma reflexão sobre a contribuição do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), nas instituições de ensino. Essas exposições foram feitas pelo professores Francisco José Sampaio, coordenador do NEAFRO do Campus Teresina Zona Sul e pela professora Raquel Costa, coordenadora do NEABI do Campus Teresina Central).

Em seguida, foi organizada uma mesa-redonda, com o tema "Reatualização do Racismo no Brasil: os Neabis enquanto estratégia de resistência", que contou com a mediação da professora Luciana Soares (Campus Valença) e contou com a participação dos professores Marcos Oliveira (Campus Piripiri), Thiago Brito (Campus São João do Piauí) e da técnica em assuntos educacionais Raimunda Ferreira (Campus Pio IX). A mesa abordou aspectos históricos e culturais do racismo no Brasil e destacaram os NEABIs enquanto espaço de discussão e construção de práticas antirracistas.

PROGRAMAÇÃO - O evento continuará com várias atividades até 1 de dezembro. Nos dias 22 e 23 de novembro, por exemplo, os membros dos NEABIs dos diversos campi estarão reunidos para discutir a Política de Heteroidentificação do IFPI, bem como ações voltadas à pesquisa, ao ensino e à extensão visando a uma educação de respeito às diferenças étnico-raciais e uma sociedade mais democrática.

"Toda a programação é movida pela busca da construção de uma cultura antirracista, capaz de se impor às históricas práticas de discriminação e negação da cultura afrobrasileira e de povos originários e que tem na educação um pilar fundamental", acrescenta Samara Pereira, diretora de Extensão e Articulação Comunitária do IFPI.

Nos campi,  a programação segue com atividades remotas e presenciais como  apresentações culturais, mesas-redondas, sarau literário, mobilização acadêmica, aula pública, dentre outras atividades com discussão de temáticas como as lutas históricas no enfrentamento às práticas discriminatórias no Brasil.

Confira a abertura da Semana da Consciência Negra Intercampi.

Veja a programação completa.