Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI discute parceria com o projeto CITinova

Notícias

IFPI discute parceria com o projeto CITinova

publicado: 03/07/2024 14h48 última modificação: 03/07/2024 16h32

No dia 1º de julho, a Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sediou reunião para discutir a implantação do projeto CITinova no estado, com a participação coordenadora regional recém-nomeada, Luciene Cardoso, que assumiu a função de coordenadora técnica do projeto CITinova na Região Integrada de Desenvolvimento do Piauí e Maranhão (RIDE).

O projeto CITinova, uma iniciativa do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), busca promover uma gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável, oferecendo soluções tecnológicas e ferramentas colaborativas avançadas para apoiar a gestão pública.

Na reunião, que contou com a presença da Direção Nacional do Projeto CITinova, representada pela Diretora Nacional Marcela Aboim Raposo, e pela equipe do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, discutiu-se a possibilidade de parceria com o IFPI. O objetivo principal foi explorar formas de integrar o projeto ao contexto do Piauí, buscando aprimorar a gestão e o planejamento urbano sustentável na região.

O reitor Paulo Borges da Cunha e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação José Luís de Oliveira e Silva destacaram a importância da parceria para o desenvolvimento de projetos inovadores que possam impactar positivamente as cidades do estado.

Durante a primeira semana de julho, a equipe do Ministério visitará as cidades de Teresina, Timon e Altos para alinhar as ações relacionadas ao Projeto CITinova, garantindo que as estratégias sejam bem adaptadas às necessidades locais.

Atualmente, o Projeto CITinova está desenvolvendo conteúdos e ferramentas para gestão e planejamento integrados e georreferenciados em Brasília e Recife. Nessas capitais, também estão sendo realizados projetos-piloto com tecnologias inovadoras que têm potencial de impacto e escalabilidade nacional. As lições aprendidas serão sistematizadas na Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis, servindo como referência para outras localidades.

“A reunião marcou um passo significativo na colaboração entre o IFPI e o projeto CITinova, com grandes expectativas para o futuro da gestão pública sustentável no Piauí”, disse o pró-reitor José Luís.

Também estiveram presentes na reunião os seguintes membros da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI): Ricardo Basílio de Oliveira Caland, diretor de Pesquisa; Francisco Valdivino Rocha Lima, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica; Emmanuel Wassermann Moraes e Luz, diretor de Pós-Graduação; Bruna Sousa, assistente administrativa; e Reginaldo Magalhães, professor do Campus Angical.