Notícias
IFPI e Governo do Estado lançam Programa Juventude Rural Transformadora
Na noite de segunda-feira, 9, foi lançado, no Campus Teresina Central, o Programa Juventude Rural Transformadora: caminhos para o futuro da agricultura familiar, realizado em parceria entre Instituto Federal do Piauí (IFPI), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Secretaria de Estado da Educação e Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome.
O programa capacitará jovens egressos de Escolas Famílias Agrícolas, Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI, com curso pós-técnico de Agricultura Familiar Sustentável, para que ofereçam assistência técnica sustentável em suas regiões. “É uma oportunidade para capacitar os jovens para que sejam lideranças locais e tragam a mudança”, comemorou Maria Suzana Coelho de Macedo, representante dos alunos e dos movimentos sociais.
"Esse programa nasceu a partir da demanda e do diálogo com os movimentos sociais”, destacou Rejane Tavares, Secretária da Agricultura Familiar, que explicou, na solenidade, que já foram escolhidos 100 jovens, das 12 regiões do estado, para participarem desta primeira turma, recebendo bolsa mensal de mil reais, durante os 2 anos de curso.
O reitor do IFPI, Paulo Borges, reforçou a importância deste tipo de parceria para investimento na educação. “A transformação só acontece com investimento massivo na educação, que é o que está acontecendo aqui agora. Esse programa é mais uma parceria de sucesso e confirmação do empenho do Governo do Estado de trazer o desenvolvimento a partir da educação”, falou.
O governador Rafael Fonteles lembrou que, segundo o IBGE, o Piauí é o estado com maior população no campo, e por isso devem ser desenvolvidas novas formas de levar desenvolvimento a essas regiões, evitando assim o êxodo rural. “Vamos ver se esse modelo, proposto pela juventude dos movimentos sociais, oferece assistência técnica de qualidade e sustentável, fixando essa juventude no campo. É uma oportunidade para a juventude que gosta do campo, vive no campo, e deseja levar um salto de desenvolvimento para suas famílias”, finalizou.