Notícias
IFPI e Secretaria de Segurança planejam parceria em projeto de Identificação Civil e Cidadania
Nesta sexta-feira, 26, o reitor do Instituto Federal do Piauí recebeu visita de Marcelo Mascarenha, diretor-geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, órgão ligado à Secretaria de Segurança do Piauí. O objetivo do encontro foi a elaboração de uma parceria entre as instituições a fim de estimular a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí, Odimógenes Soares Lopes, e representantes do Instituto de Identificação Digital.
"Essa parceria deve envolver o IFPI, a Secretaria de Segurança e as prefeituras municipais. Queremos realizar palestras, em escolas estaduais, sobre a relevância da identificação civil. Depois, vamos organizar mutirões para emissão da carteira de identidade, fortalecendo, especialmente dentre os adolescentes, a plena participação na cidadania.", explicou o reitor.
Desde 2023, o Piauí emite a nova Carteira de Identidade Nacional. Com ela, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão, pela simplificação dos cadastros administrativos.
Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento atualizada com o selo de verificação, cópia do comprovante de residência e cópia do CPF. Também podem ser incluídas no documento as seguintes informações:
- NIT/PIS/Pasep
- CNH
- Título de eleitor
- Tipo sanguíneo
- Carteira Profissional
- Certificado de reservista (se homem)
- Cartão do SUS
- Laudo Médico (para pessoas com deficiência)