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IFPI e Secretaria de Segurança planejam parceria em projeto de Identificação Civil e Cidadania

publicado: 26/01/2024 19h18 última modificação: 26/01/2024 19h19
Exibir carrossel de imagens Reunião realizada na Reitoria do IFPI, nesta sexta.

Reunião realizada na Reitoria do IFPI, nesta sexta.

Nesta sexta-feira, 26, o reitor do Instituto Federal do Piauí recebeu visita de Marcelo Mascarenha, diretor-geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, órgão ligado à Secretaria de Segurança do Piauí. O objetivo do encontro foi a elaboração de uma parceria entre as instituições a fim de estimular a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal do Piauí, Odimógenes Soares Lopes, e representantes do Instituto de Identificação Digital.

"Essa parceria deve envolver o IFPI, a Secretaria de Segurança e as prefeituras municipais. Queremos realizar palestras, em escolas estaduais, sobre a relevância da identificação civil. Depois, vamos organizar mutirões para emissão da carteira de identidade, fortalecendo, especialmente dentre os adolescentes, a plena participação na cidadania.", explicou o reitor.

Desde 2023, o Piauí emite a nova Carteira de Identidade Nacional. Com ela, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão, pela simplificação dos cadastros administrativos. 

Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, são necessários os seguintes documentos: Certidão de Nascimento/Casamento atualizada com o selo de verificação, cópia do comprovante de residência e cópia do CPF. Também podem ser incluídas no documento as seguintes informações:

- NIT/PIS/Pasep
- CNH
- Título de eleitor
- Tipo sanguíneo
- Carteira Profissional
- Certificado de reservista (se homem)
- Cartão do SUS
- Laudo Médico (para pessoas com deficiência)