Notícias
IFPI entrega kits de desenvolvimento para residentes do EmbarcaTech
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, realizou a entrega de mais de 900 kits Bitdoglab com placas de desenvolvimento para participantes da Residência Tecnológica em Sistemas Embarcados - Embarcatech, de nove campi do IFPI.
O programa EmbarcaTech é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob coordenação da Softex, organização que atua no fomento a transformação digital.
O IFPI é um dos parceiros no programa EmbarcaTech, que oferece capacitação profissional técnica a alunos de nível superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, focado em tecnologias de Sistemas Embarcados. Além do IFPI, também participam do programa, Institutos Federais do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e o Instituto Hardware BR.
O coordenador do Programa no IFPI, Rogério da Silva, destacou a importância da residência para o desenvolvimento de habilidades mais práticas através da aplicação de conhecimento adquirido em estudos de caso e projetos práticos. Para ele, essa interiorização da tecnologia permite que os campi de norte a sul do estado oportunizem a participação de mais alunos.
Os estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Teresina Central, Lais Emanuele e Daniel Victor, contaram da empolgação em participarem da residência e das oportunidades de profissionalização que estão obtendo. “O Embarcatech é mais uma oportunidade que o IFPI nos oferece dentre tantas que estamos tendo contato e estamos empolgados com os projetos que iremos desenvolver”, disseram.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, falou sobre a parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento deste projeto piloto. “A residência profissional em sistemas embarcados é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a excelência acadêmica e a formação prática de nossos alunos. Este programa oferece uma oportunidade única para que nossos estudantes desenvolvam competências técnicas avançadas em uma área estratégica e em crescente demanda no mercado de trabalho, como é o caso dos sistemas embarcados”, falou.
Confira os campi que receberam kits EmbarcaTech:
Angical
Corrente
Floriano
Parnaíba
Pedro II
Picos
Piripiri
Teresina Central
Teresina Zona Sul