Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI fica em primeiro lugar na concessão de bolsas da Capes

Notícias

IFPI fica em primeiro lugar na concessão de bolsas da Capes

publicado: 30/05/2018 13h17 última modificação: 30/05/2018 18h11

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) obteve excelente resultado em dois programas da Capes para fomento à formação de professores da educação básica. A instituição foi contemplada com 661 bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e 480 bolsas do Programa de Residência Pedagógica. Ao todo foram 1.141 bolsas, número superior ao dos demais institutos federais do Brasil.

Para o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima, a participação do IFPI nestes Programas é de importância imensurável para a formação dos alunos dos cursos de Licenciaturas. “O PIBID visa incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e a Residência Pedagógica objetiva aperfeiçoar o estágio curricular supervisionado dos referidos cursos, destaca.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, Laura Sousa, o valor mensal da bolsa dos programas é de R$ 400,00. “Para nossos alunos, o valor concedido é um auxílio de enorme ajuda, principalmente nesse período de aprendizado, quando os alunos poderão observar as práticas relacionadas às metodologias vivenciadas em sala de aula”, observa.

O reitor e a pró-reitora destacaram, ainda, o trabalho da equipe que contribuiu para esse resultado, em especial a atuação do coordenador institucional do PIBID, Joaquim Soares da Costa Júnior. 

O coordenador institucional do PIBID, Joaquim Soares da Costa Júnior, destacou que o resultado foi fruto do trabalho em equipe e contou com a colaboração dos professores nos diversos campi. “O intuito é valorizar as licenciaturas e a formação de professores. Nosso compromisso é que os alunos saiam preparados para serem excelentes profissionais e procuramos dar o suporte necessário para esse aprendizado”.  Joaquim Soares informou ainda que os cursos contemplados são as licenciaturas dos cursos de química, física, matemática, biologia e informática.