Notícias
IFPI implanta sistema de Energia Solar nos campi Campo Maior e Paulistana
Com o objetivo de reduzir gastos com o consumo de energia, investir numa tecnologia limpa e renovável e promover a responsabilidade socioambiental, o Instituto Federal do Piauí implanta neste mês de agosto o sistema de energia solar fotovoltaica nos campi Campo Maior e Paulistana.
O engenheiro eletricista, Fernando Ribeiro, destaca que no campus Campo Maior está sendo investido R$ 189.478,20. Neste campus, a central geradora de energia solar fotovoltaica, do tipo On- Grid, será composta por 187 placas fotovoltaicas, com potência total de 61,7 kWp. Em Paulistana, o investimento é de R$ 157.228,80 e terá 155 placas fotovoltaicas com potência total de 51,15 kWp. Nos dois campi, o sistema vai suprir 30% do consumo de energia.
O reitor Paulo Henrique Gomes de Lima destaca que toda instituição se torna exemplo para a sociedade quando desenvolve projetos que possuem compromisso ambiental. “Esse investimento também possibilita benefícios sociais e acadêmicos, através do surgimento de atividades no ensino, pesquisa e extensão”, ressalta.
Fernando Ribeiro informa que já está previsto instalar o sistema de energia solar nos Campi Valença, Pedro II, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Teresina Zona Sul e que o IFPI acompanha a viabilidade do investimento, através dos excelentes resultados obtidos no Campus Floriano, primeiro a possuir o sistema na instituição.
Instalado com auxílio da Reitoria, após 4 anos de funcionamento, Floriano tem gerado conomia de, aproximadamente, 400 mil reais, redução do lançamento de quase 450 toneladas de gás carbônico na atmosfera e inúmeros projetos de pesquisa desenvolvidos por servidores e alunos.