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IFPI inicia migração do Q-Acadêmico para SUAP-EDU

publicado: 26/07/2022 14h17 última modificação: 26/07/2022 14h17

O Instituto Federal do Piauí iniciou a implantação do SUAP-EDU, em substituição ao Q-Acadêmico.

O Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) é um sistema desenvolvido pela equipe da Diretoria de Gestão de TI (DIGTI) para a Gestão dos Processos Administrativos do IFRN. Em virtude do sucesso do projeto, atualmente, o SUAP está sendo utilizado em outros Institutos Federais, inclusive no IFPI.

O SUAP-EDU é o módulo de Ensino do SUAP e se encontra em funcionamento nos Campi Avançados e no Campus Corrente. A partir de julho de 2022 começa gradativamente  a migração dos dados acadêmicos do IFPI, que passa a ser realizado pelo SUAP-EDU. A migração começou pelos estudantes dos cursos de Graduação em todos os Campi e a partir do primeiro semestre de 2023 estará implantado nos demais cursos.

Os tutorias já estão disponíveis para uso dos alunos.

O novo sistema agrega diversas funcionalidades, agilizando procedimentos. Confira abaixo alguns dos benéficos do SUAP-EDU:

  •    tudo em um só lugar unindo os processos administrativos, pesquisa, extensão e ensino;
  •     mais agilidade na emissão de relatórios e documentos acadêmicos;

                        -Emissão online de documentos (declarações de matrícula, históricos escolares, certificados e diplomas)
                        -Gerenciamento de eventos acadêmicos como palestras e minicursos, com inscrição, registro de participantes e emissão de certificados online

  •     economia de espaços de armazenamentos de documentos;
  •     maior produtividade;
  •     redução de custos com sistemas pagos;
  •     sistema com código fonte aberto, com possibilidade de serimplementado novas funcionalidades e melhorias das funcionalidades existentes para que atendam às especificidades dos cursos do IFPI.
  •     melhoria da Gestão em Atividades Estudantis, essencial para o acompanhamento de programas de bolsas sociais e outras ações;
  •     agilidade no processo de extração de informações institucionais para fins de transparência pública.


Professor:

  •     Acessar Meus Diários;
  •     Adicionar Material de Aula e Plano de Ensino;
  •     Adicionar Aula (conteúdo);
  •     Registrar Faltas;
  •     Configurar tipo de avaliação;
  •     Registrar Notas de forma fácil e ágil;
  •     Entregar Etapa;
  •     Solicitar reabertura de Diário e Etapas


Aluno:

  •     Realizar rematrícula on-line.
  •     Receber materiais de aula e plano de Ensino.
  •     Acompanhar Notas, Faltas, Progressão no Curso e demais atividades acadêmicas.
  •     Emitir histórico parcial e boletim.
  •     Emitir declaração de carga horária integralizada e declaração de vínculo.