Notícias
IFPI lança Comitê de Ética em Pesquisa com Animais
O Instituto Federal do Piauí lança o seu Comitê de Ética em Pesquisa com Animais (CEUA), um órgão técnico-científico de caráter consultivo, deliberativo e educativo nas questões sobre a utilização de animais para pesquisa, ensino ou extensão.
O CEUA/IFPI tem por finalidade cumprir e fazer cumprir, no âmbito do IFPI e nos limites de suas atribuições, o disposto da Lei nº 11.794/2008, nas Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e nas demais normas aplicáveis à utilização de animais para pesquisa, ensino e extensão.
“É prioridade do CEUA defender o bem-estar animal em sua total integridade, dignidade e vulnerabilidade, bem como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão, considerando o padrão ético e acadêmico exigido no país. Dessa forma, antes de realizar qualquer atividade envolvendo animais, o professor/pesquisador deverá enviar a sua proposta ao CEUA, e só deverá dar início as atividades propostas após o parecer deste Comitê”, explicou o professor Wandemberg Rocha Freitas, Coordenador interino do CEUA.
Com sua implantação todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFPI que envolvam o uso de animais das espécies classificadas como Filo Chordata, subfilo Vertebrata, exceto o homem, observada a legislação ambiental, deverão ser submetidas à aprovação prévia.
“O CEUA vem para ampliar os processos de controle e validação das pesquisas no IFPI, dando maior segurança a servidores e alunos que desenvolvem algum tipo de trabalho com animais, além de maior respaldo às suas atividades”, afirmou José Luís de Oliveira e Silva, Pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.
As orientações para envio de propostas de pesquisa estão disponíveis na página do CEUA no site do IFPI, e o contato com o comitê pode ser realizado pelo e-mail: ceua@ifpi.edu.br.
“O Comitê vem fechar mais um ciclo no que se refere às atividades de ensino, pesquisa e pós-graduação do IFPI, o que mostra a preocupação da gestão em garantir meios para o bom andamento das atividades de pesquisadores, agregando valor institucional aos trabalhos realizados na Instituição”, finalizou o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.
Confira mais informações na página do seu Comitê de Ética em Pesquisa com Animais do IFPI.