Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI lança Projeto 'Rede Jovem Anne Frank: Escrevendo a Liberdade' na Colônia Agrícola Major César

Notícias

IFPI lança Projeto 'Rede Jovem Anne Frank: Escrevendo a Liberdade' na Colônia Agrícola Major César

publicado: 28/04/2025 11h22 última modificação: 28/04/2025 11h22

Na última quarta-feira, 24, foi realizado o lançamento oficial do projeto “Rede Jovem Anne Frank: Escrevendo a Liberdade”, na Colônia Agrícola Major César, em Teresina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí (SEDUC) e a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS), com representação da Anne Frank House e do Instituto Plataforma Brasil no Campus Parnaíba.

Coordenado pelas professoras Fabiana Amado (IFPI) e Edilene Soares (SEDUC), o projeto propõe a promoção da educação em direitos humanos por meio da leitura e da escrita, tendo como público-alvo os apenados da Colônia Agrícola Major César. A metodologia do projeto é baseada em atividades de leitura de trechos do Diário de Anne Frank e na produção de textos reflexivos, buscando desenvolver o pensamento crítico, a autoestima e o senso de cidadania dos participantes.

Durante a solenidade de abertura, a professora Fabiana Amado destacou a importância do trabalho extensionista para o cumprimento da missão institucional do IFPI. “Promover a extensão é cumprir nossa missão de transformar vidas por meio da educação. Projetos como este reafirmam o nosso compromisso com a promoção da cidadania, da liberdade e do respeito à dignidade humana”, enfatizou.

Para a estudante Maria Laura Gomes, integrante do projeto, a participação tem sido uma oportunidade única de aprendizado e crescimento pessoal. “Ser membro desse projeto é muito importante, pois são inúmeros aprendizados e experiências que o IFPI tem me oportunizado. Acredito que essa oportunidade me transforma como indivíduo e como futura profissional”, relatou.

O projeto Rede Jovem Anne Frank: Escrevendo a Liberdade integra ações que articulam ensino, pesquisa e extensão, e busca também incentivar a escrita como instrumento de memória e resistência, inspirando novas perspectivas para a vida em liberdade e no exercício pleno da cidadania.