Notícias
IFPI lança sistema inédito na Rede Federal
A Coordenação de Automação de Sistemas de Bibliotecas, da Biblioteca do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), desenvolveu um sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses, dissertações e TCCs. Chamado de SIGAFI, o sistema gera a ficha catalográfica dos trabalhos acadêmicos pelo preenchimento dos campos de um formulário eletrônico.
A ficha catalográfica é elemento obrigatório nos trabalhos de conclusão de curso, de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, CDD, entre outros.
Com o novo sistema, a ficha é gerada pelo aluno, de qualquer lugar, em até três minutos. Antigamente, o prazo para entrega de ficha, dependendo da demanda, poderia chegar a até 72 horas. O programa gera a ficha catalográfica como um arquivo no formato PDF. O sistema, que estará em constante desenvolvimento, atenderá a todos os Campis de Parnaíba a Uruçuí, e está disponível também na página das bibliotecas.
"Somos o primeiro Instituto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a desenvolver este sistema. Acredito que essas ações nos aproximam da nossa missão enquanto Centro de Tecnologia. Estamos prevendo a realização de cooperação técnica com outras Instituições para a divulgação e uso desta ferramenta", disse o coordenador da Biblioteca do Campus Teresina Central, José Edimar Lopes.
Acesse o sistema no link https://sistemas.ifpi.edu.br/fichacatalografica.
Veja, ainda, um tutorial de uso do SIGAFI.