Notícias
IFPI participa de programa de capacitação em tecnologia de sistemas embarcados
O Instituto Federal do Piauí participou na sexta-feira, 5, em Fortaleza (CE) do lançamento do programa EmbarcaTech, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sob coordenação da Softex, organização que atua no fomento a transformação digital.
O IFPI é um dos parceiros no programa EmbarcaTech, capacitação profissional técnica a alunos de nível superior em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, focado em tecnologias de Sistemas Embarcados. Além do IFPI, também participam do programa, Institutos Federais do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI) e Instituto Hardware BR.
O Embarca Tech é composto por duas fases. A primeira é uma capacitação inicial, on-line, com três meses de duração e certificação; posteriormente, haverá uma Residência Tecnológica, destinada aos alunos aprovados na primeira fase, conforme critérios das executoras. A Residência ocorrerá em formato híbrido, com duração de 12 meses e oferta de bolsa de estudos. O investimento do Governo Federal no programa é da ordem de R$ 50 milhões. O programa também terá participação do Instituto Centec, do Governo do Ceará, na parte de qualificação.
Durante a residência, os participantes aplicam o conhecimento adquirido em estudos de caso e projetos práticos, abordando desafios em áreas como educação, segurança, indústria e saúde, especialmente em aplicações da Internet das Coisas.
O site do EmbarcaTech oferece informações detalhadas, além de um formulário que está disponível para o preenchimento dos estudantes que estiverem interessados na capacitação. Ao enviar os dados, os estudantes serão notificados da abertura das inscrições.