Notícias
IFPI implementa a emissão de certificados e diplomas digitais
Neste mês de março, o Instituto Federal do Piauí iniciou a emissão de certificados e diplomas digitais para concluintes de cursos técnicos, pós-graduação, especialização técnica e de formação inicial e continuada. A primeira etapa deste novo formato foi implantada em 2023 com formandos dos cursos de graduação.
Para o reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, o diploma digital fortalece o compromisso da Instituição na melhoria dos processos internos, de sustentabilidade e do uso de novas tecnologias. “Queremos facilitar a vida dos novos profissionais, que vão dispor de um documento num formato de acesso simples de forma mais ágil e com segurança maior. O profissional quando, por exemplo, for ingressar no mercado de trabalho ou se candidatar a um curso de pós-graduação, a instituição poderá conferir a autenticidade do documento”, afirma o reitor.
Os diplomas de graduação e de pós-graduação são assinados digitalmente pelo reitor do IFPI e Pró-reitoria de Ensino e os certificados de cursos técnicos, especialização técnica e formação inicial e continuada são assinadas pelo diretor do campus e controle acadêmico e tem segurança garantida pela criptografia.
De acordo com o Pró-reitor de Ensino, Odimogenes Lopes, o diploma no formato digital possibilita a redução de custos de impressão, e uso de papel, agilidade pois otimiza o tempo através da rápida tramitação, elaboração, emissão e entrega do documento.
Para obter o diploma e histórico, o formando deve solicitar através de um processo via SUAP. Após a conferência dos dados, será emitida a versão desses documentos em formato PDF, com QR Code para autenticação.
Diploma e Certificado Digital
O Diploma Digital para os cursos de graduação foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018. Com a Portaria MEC Nº 1.001, de 8 de Dezembro de 2021, a partir de 01 de janeiro de 2022 todas as instituições de ensino superior pertencentes ao sistema federal de ensino do Brasil passaram a emitir e registrar os diplomas de graduação no formato digital.
Em 2024, o IFPI aprovou a Resolução Normativa nº 198 de 29 de fevereiro de 2024 que o regulamento para emissão e registro de Certificados e Diplomas Eletrônicos de Cursos Técnicos, Pós-Graduação, Especialização Técnica e Tecnológica e de Formação Inicial e Continuada (FIC), no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)