Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI realiza reunião com a Secretaria de Meio Ambiente

Notícias

IFPI realiza reunião com a Secretaria de Meio Ambiente

publicado: 19/01/2024 08h52 última modificação: 19/01/2024 08h52

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, participou de reunião com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Daniel Oliveira nesta quinta-feira(18) no gabinete da reitoria do IFPI.
O objetivo da reunião era tratar de projetos e parcerias entre as duas instituições, o projeto de revitalização do Revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação - Nuperade e o projeto do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Piauí – ZEE.

Revitalização do Nuperade

O Instituto Federal do Piauí e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente assinaram em junho de 2023 um termo de cooperação técnica para revitalização do Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas - NUPERADE.
O núcleo localizado no município de Gilbués(PI) tem como objetivo apoiar estudos sobre o fenômeno da desertificação e testar tecnologias para o controle do processo de degradação de terras, bem como promover a recuperação de áreas já degradadas da região.
O projeto do núcleo constitui parte das ações do PAN-Brasil (Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca), instrumento de planejamento que define as diretrizes e as principais ações para o combate e a prevenção do fenômeno da desertificação nas regiões brasileiras com clima semi-árido e subúmido seco. 

Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Piauí
Outra parceria entre IFPI e SEMAR-PI, é a realização do zoneamento ecológico-econômico do Estado. O objetivo é instituir e regulamentar diretrizes para utilização das terras de acordo com suas potencialidades e fragilidades socioculturais, econômicas e ambientais tanto na área rural quanto na área urbana.

Algumas atividades ocorrem em locais que podem causar grandes impactos no entorno, de maneira direta ou indireta, como as ações de mineração e o agronegócio, que podem ocorrer em áreas de relevante interesse ambiental, áreas com fragilidades naturais e importância histórica e cultural, além de atividades em meio urbano que podem gerar poluição.