Notícias
IFPI registra dois softwares desenvolvidos a partir de pesquisa de Mestrado em Gestão Pública
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) celebra um marco significativo com o registro de dois softwares junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desenvolvidos a partir da dissertação de mestrado do servidor Rômulo Oliveira Barros, os softwares receberam os números de registro BR512025000077-4 e BR512025000074-0 e têm como titulares o IFPI, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).
Os softwares, criados no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com o IFPI, foram orientados pela professora Fabiana Pinto de Almeida Bizarria e destacam-se por seu potencial em auxiliar a análise da execução orçamentária e financeira no Brasil. Ao contribuir para o índice de produtividade acadêmica e tecnológica dessas instituições, o registro também fortalece a avaliação desse programa de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O impacto positivo pode ser decisivo para a melhoria da nota do programa e até a oferta futura de doutorado na área de Gestão Pública.
O trabalho de Rômulo Oliveira Barros busca atender uma relevante necessidade identificada no estudo da execução orçamentária e financeira no Brasil: simplificar e automatizar o acesso a informações detalhadas e granulares dos gastos públicos federais. Uma das principais fontes utilizadas foi o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, que, embora ofereça acesso amplo aos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), apresenta desafios importantes, como o volume massivo de informações, dispersão em múltiplos arquivos e a complexidade em cruzar dados provenientes de diferentes fontes.
Baseando-se na metodologia Design Science Research, a pesquisa desenvolveu dois softwares que visam ajudar a resolver esses entraves, tornando possível a extração e o tratamento automatizado dos dados da execução da despesa pública federal. Os softwares intentam transformar o uso das informações financeiras em gestão pública, permitindo visualizações mais claras, acompanhamento refinado das políticas públicas e avaliação mais transparente da alocação de recursos.
Entre os principais benefícios previstos, destaca-se a possibilidade de aprofundar a análise de políticas públicas a partir de recortes que, até agora, tinham pouca visibilidade, como gênero, raça e território. Com uma maior granularidade e acessibilidade para as informações financeiras, gestores poderão identificar com mais precisão os impactos reais dos investimentos e propor soluções mais eficazes no uso de recursos públicos.
Além disso, as inovações trazidas pelos softwares oferecem uma contribuição relevante para fomentar a democracia e a accountability, oferecendo à sociedade dados mais acessíveis e inteligíveis. Com isso, busca-se promover o controle social e estimular maior participação cidadã na fiscalização e monitoramento da gestão pública.
Por meio desse marco, o IFPI reafirma seu compromisso com o avanço científico e tecnológico, ao mesmo tempo em que contribui de forma ativa para o fortalecimento da gestão pública, da transparência e da democracia no Brasil.