Notícias
IFPI usa impressoras 3D e produz máscaras para doar a hospitais públicos
Pesquisadores e alunos do Instituto Federal do Piauí estão utilizando impressoras tridimensionais para a produção de máscaras faciais modelo Face Shield. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) serão doados para hospitais públicos de diversas regiões do estado.
O trabalho está sendo coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa em articulação com os campi de Teresina, Parnaíba, Corrente, Oeiras, Picos e Floriano. Até o momento foram produzidas e doadas 170 máscaras e meta é a produção de 600 nos próximos dias.
O Pró-reitor, José Luís Silva, destaca que as impressoras foram adquiridas inicialmente para projetos de pesquisa e extensão, mas estão, neste momento, voltadas para esse trabalho social de forma a colaborar com os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate a covid-19.
José Luís destaca que as máscaras podem ser utilizadas por longo período, uma vez que podem ser higienizadas e seguem os padrões da Anvisa. “A face shield tem um baixo custo e possui grandes vantagens porque consiste numa proteção mecânica para procedimentos invasivos e aumenta a vida útil da máscara N95 que seria descartável para cada procedimento”, ressalta.
Para dar continuidade à produção das máscaras, o IFPI está lançando uma campanha para arrecadar materiais como folha de acetato, elástico e filamento para impressoras 3D tipo PLA e ABS de 1,75 mm. Com a campanha, a instituição busca parceiros para aumentar a produção.
“O grande limite é a falta de material porque estamos utilizando todo o estoque de nossos laboratórios. Mas a quantidade não é suficiente, por isso estamos em busca de parceiros para doação de insumos”, destaca José Luís.