Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC cadastra alunos no Programa de Bolsa Permanência

Notícias

MEC cadastra alunos no Programa de Bolsa Permanência

publicado: 25/07/2024 10h28 última modificação: 25/07/2024 14h34

O Instituto Federal do Piauí divulga edital para inscrição no Programa de Bolsa Permanência, que oferta bolsa  no valor de R$ 1.400 para estudantes indígenas ou quilombolas regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais da instituição.

O Programa Bolsa Permanência foi criado, no âmbito do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e é destinado à concessão de auxílio financeiro com a finalidade de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para receber o auxílio os candidatos devem comprovar condição de estudante indígena e quilombola e atender os requisitos descritos no edital.

Os interessados deverão realizar o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no período de 25 de julho a 5 de agosto, em http://sisbp.mec.gov.br/primeiro-acesso, anexando a documentação solicitada para a comprovação da sua condição de indígena ou quilombola, autodeclaração e o Termo de Compromisso do(a) Estudante.

Após realização do cadastro, os estudantes deverão entregar presencialmente, no período de 25 de julho a 9 de agosto, a documentação solicitada no edital, na Diretoria de Ensino de seus campi.

Este edital promoverá o cadastro dos alunos interessados e que atendam aos pré-requisitos dos itens anteriores para composição de CADASTRO DE RESERVA. Estudantes do CADASTRO DE RESERVA poderão ser convocados a se apresentarem a qualquer tempo, na medida em que houver disponibilidade de vagas e/ou recursos para o pagamento da bolsa.

Confira:

Edital

Autodeclaração indígena

Autodeclaração quilombola

Declaração de pertencimento étnico-racial

Declaração de pertencimento quilombola

Termo de compromisso