Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Institutos Federais comemoram nove anos nesta sexta-feira, 29

Notícias

Institutos Federais comemoram nove anos nesta sexta-feira, 29

publicado: 29/12/2017 15h27 última modificação: 29/12/2017 19h57
Com forte potencial inclusivo, as instituições atendem mais de 800.000 alunos

Com forte potencial inclusivo, as instituições atendem mais de 800.000 alunos

Distribuídos em todas as unidades da federação, os Institutos Federais comemoram nesta sexta-feira, 29 de dezembro, nove anos de existência e a transformação social de jovens e adultos de diferentes situações socioeconômicas do País.

Com forte potencial inclusivo, as instituições atendem mais de 800.000 alunos, seja da capital ou do interior. Cerca de 60.000 servidores (docentes e técnico-administrativos) trabalham nos 581 campi para ofertar uma educação pública, gratuita e de excelência. Do ensino básico à pós-graduação, os Institutos Federais também desenvolvem projetos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica em equilíbrio com as demandas dos arranjos produtivos locais.

"Aqui, no Piauí, nossa história começou com a criação da Escola de Aprendizes Artífices. Mas, sem dúvida, a criação dos Institutos Federais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica representou uma nova era na formação de jovens e adultos do interior e da capital", ressalta o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima.

Além de educar profissionais éticos e qualificados para o mercado de trabalho, os Institutos Federais formam cidadãos do mundo. As parcerias com mais de 30 países possibilitam que estudantes e servidores tenham a oportunidade de conhecer várias nações e culturas, através da mobilidade acadêmica e do compartilhamento de conhecimento e boas práticas.

Histórico – Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de dezembro de 2008, pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, os IFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II compõem a Rede Federal, que conta com 644 campi, cerca de um milhão de estudantes matriculados e 70 mil servidores.

Selo comemorativo – De iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi realizado, em novembro, concurso para a escolha do selo comemorativo de 10 anos de criação dos Institutos Federais. Ao todo, 18 instituições apresentaram propostas, sendo o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) o vencedor. A marca deve compor todas as peças institucionais impressas e digitais de hoje até o dia 29 de dezembro de 2018.

Com informações de Nívea Furtado

Assessoria de Comunicação / Conif