Notícias
Laboratórios IFMaker do IFPI têm regimento interno instituído
Está em vigor o regimento interno dos laboratórios IFMaker do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O documento foi aprovado por meio da Resolução Normativa 135/2022 do Conselho Superior da instituição. O regimento tem como objetivo definir as responsabilidades, deveres, obrigações, restrições, penalidades, normas de segurança e regras para estruturação e funcionamento dos laboratórios IFMaker nos campi do IFPI.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPI, José Luís de Oliveira e Silva, conta que, atualmente, o IFPI conta com três laboratórios IFMaker, localizados nos campi Paulistana (sob a coordenação da professora Wechila Andrade de Brito), Teresina Zona Sul (sob a coordenação da professora Mariana de Morais Sousa) e São João do Piauí (sob a coordenação da professora Liária Nunes da Silva). “Foram propostas aprovadas inicialmente no processo de seleção interna do IFPI e que contaram com financiamento externo após aprovação na seleção nacional, realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Essa seleção destinou apoio à criação de laboratórios IFMaker na Rede Federal”, disse.
Sobre os laboratórios
Os laboratórios são espaços de suporte à inovação que têm por objetivo despertar os conceitos de prototipação que envolvem a fabricação digital, mecânica, eletrônica, artes, costura, dentre outras de formas a assegurar o aprendizado baseado no fazer.
São ambientes colaborativos, facilitadores de projeção, produção e consolidação de produtos, por meio da formação complementar em áreas compatíveis, em seus aspectos técnicos, com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão oferecidas pelo IFPI, sendo espaços importantes para a comunidade acadêmica, para a realização de eventos, minicursos, palestras e, sobretudo, para a realização de projetos com foco na solução de problemas para o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais, regionais, nacionais e internacionais.