Notícias
Licenciatura em Matemática UAB obtém conceito 4 em avaliação do MEC
O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal do Piauí, oferecido na modalidade de Educação a Distância (EaD), obteve o conceito 4, de um máximo de 5, na avaliação de reconhecimento de curso realizada pelo Ministério da Educação (MEC), neste mês de novembro.
O curso foi criado, em 2022, e a primeira turma de formandos está prevista para o segundo semestre de 2025. Neste ano, o curso de Licenciatura em Matemática UAB tem mais de 300 alunos matriculados nos seguintes polos: Anísio de Abreu, Barras, Canto do Buriti, Pedro II, Gilbués, São José do Peixe, Parnaíba e Paulistana.
Segundo Wilbertt Moura, coordenador do curso, a nota é resultado de um trabalho coletivo, que envolveu diversos professores da instituição, além de coordenadores e tutores dos polos, e estudantes dos polos. "Os alunos do curso de Matemática UAB sabiam da importância desse processo, e o grande número deles na reunião com os avaliadores tornou-se uma surpresa positiva para a comissão", comentou o professor.
O pró-reitor de Ensino, Odimógenes Soares, destacou o resultado positivo, reforçando o compromisso da instituição com os processos de avaliação do Ministério da Educação. "Queremos que o trabalho continue e que possamos avançar cada vez mais neste curso e nos demais que são ofertados pela Universidade Aberta do Brasil", complementou.
A forma de avaliação dos cursos oferecidos na modalidade EaD é a mesma a qual são submetidos os cursos presenciais. No entanto, os cursos a distância são avaliados em oito indicadores a mais. Alguns desses indicadores são o ambiente virtual de aprendizagem (a plataforma digital que os estudantes acessam para realizar o curso), o material didático e o corpo de tutores (que são avaliados em relação à experiência, titulação, experiência em EaD dos professores), entre outros critérios.