Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC prorroga prazo de inscrições no Sisu

Notícias

MEC prorroga prazo de inscrições no Sisu

publicado: 27/01/2017 15h01 última modificação: 27/01/2017 15h01

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema, aberto desde terça-feira, 24, estará disponível para receber inscrições até o próximo domingo, 29. O Sisu é a ferramenta do MEC por meio da qual instituições públicas oferecem vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Pelo Sisu, o IFPI está ofertando 1.905 vagas em cursos superiores. Os cursos oferecidos no IFPI são cursos Tecnológicos, Bacharelados e Licenciaturas. As oportunidades estão distribuídas nos campi Angical, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos, Piripiri, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Pedro II, Oeiras, Cocal, Paulistana e Uruçuí.

Neste ano, o Instituto teve um aumento de 22% na oferta de vagas, em relação a 2016, com a criação de 11 novos cursos: Bacharelado em Zootecnia (Paulistana), Tecnologia em Agroecologia (Cocal), Tecnologia em Processos Gerenciais (Parnaíba), Licenciatura em Ciências Biológicas (São João do Piauí), Bacharelado em Administração (São João do Piauí e Angical), Bacharelado em Administração (Oeiras), Licenciatura em Física (Oeiras), Tecnologia em Design de Moda (Teresina Zona Sul) , Bacharelado em Administração (Pedro II) e Licenciatura em Física (São Raimundo Nonato).

Inscrições

Para se candidatar, quando o sistema abrir para inscrições, o estudante precisa acessar o mesmo endereço eletrônico, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos. Essas opções poderão ser modificadas durante todo o período de inscrições. O candidato que não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “esqueci minha senha”, disponível na página do Enem.

A inscrição no Sisu é totalmente gratuita e pode ser feita até as 23h59 do dia 27 de janeiro. Após esse horário, o sistema será fechado para atualização e listagem dos pré-selecionados, definidos a partir das classificações em cada curso, de acordo com as notas obtidas no Enem.

Durante o período de inscrições, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em cada curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte, no entanto, é somente uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular sai no dia 30 de janeiro.

Confira o edital.

Confira o quadro de vagas.

Edital MEC

Termo de Adesão

Declaração do Candidato

Requerimento de Matrícula

Questionário Socioeconômico

Declaração de Renda

Termo de Compromisso - Ausência de Documento / Reserva de Vaga

Formulário de Autodeclaração Étnica Racial