Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFPI publicam artigo em revista com qualis A1

Notícias

Pesquisadores do IFPI publicam artigo em revista com qualis A1

publicado: 30/06/2022 15h02 última modificação: 30/06/2022 15h51
Confira o artigo

Confira o artigo

O artigo  "Análogos eletrônicos de dispositivos ópticos: da junção p-n à lente de Veselago", fruto de um projeto de pesquisa voluntária, desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IFPI, foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física (qualis A1).

O trabalho contou com a participação da discente Raimunda Nonata Magalhães, orientanda do professor Ronan Viana, ambos do Campus São Raimundo Nonato, além da colaboração dos professores Alexandro Nascimento e Itamar Vieira, do Campus Parnaíba, e Diego Rabelo, docente do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.

A pesquisa aborda uma característica apresentada pelo transporte eletrônico em monocamadas de grafeno contendo interfaces que separam duas regiões submetidas a campos elétricos diferentes. Quando elétrons atingem essas interfaces, podem ser refletidos ou transmitidos. Os transmitidos, por sua vez, podem ser focalizados de forma análoga ao que ocorre em dispositivos ópticos, mas com um índice de refração negativo (uma característica de metamateriais). 

O coordenador do projeto, professor Ronan Viana, explica que o trabalho "apresenta uma interessante analogia entre o comportamento de elétrons com baixas energias no grafeno e sistemas ópticos que atuam como lentes, além de descrever detalhadamente o arcabouço teórico por trás desta analogia e indicar fontes introdutórias sobre o tema".

Para o professor Alexandro Nascimento, a pesquisa pode ser uma porta de entrada para estudantes e pesquisadores em fase inicial de formação acadêmica dentro da área de estudo de materiais bidimensionais, de modo a fazê-los visualizar as sutilezas e semelhanças existentes no campo da Fı́sica da Matéria Condensada com outras grandes áreas da Fı́sica, como Óptica e Eletrodinâmica Quântica

Confira o artigo.