Notícias
Professor do Campus José de Freitas representa o Piauí em circuito nacional do SESC
O professor Vagner Ribeiro, presidente da comissão de extensão do Campus José de Freitas do Instituto Federal do Piauí foi selecionado para representar o Piauí no projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, no ano de 2024, e realizará uma Oficina de Contação de História em Cordel: pesquisa, composição e performance em Cuiabá (MT).
O projeto Arte da Palavra consiste num circuito nacional de manifestações literárias composto por três eixos: 1. Circuito de Autores: circuito nacional de escritores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; 2. Circuito de Oralidades: circuito nacional de apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus, performers e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; 3. Circuito de Criação Literária: composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária. O professor Vagner Ribeiro foi selecionado para o circuito de criação literária.
O projeto Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, criado em 2017, busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso às leituras, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país. Nesta quinta edição do projeto, fazem parte 52 artistas de 25 estados. Até o final do ano, professor Vagner terá realizado oficina representando o Piauí nas cidades de Anápolis (GO), Cuiabá (MT), Boa Vista (RR) e Juazeiro do Norte (CE).
Para o professor Vagner Ribeiro, “as oficinas de cordel geram oportunidades muito interessantes para conhecer a cultura de um lugar, registrar suas tradições, histórias e riquezas culturais, além de fomentar a criatividade e descoberta de variados talentos nas comunidades por onde realizo a oficina. No IFPI já fizemos a experiência com bons resultados entre os estudantes nos campi do IFPI de Campo Maior, de Pedro II, no campus Zona Sul e no campus Dirceu, em Teresina. Agora vamos levar esses versos um pouquinho mais longe”.
Na Oficina de Contação de história em cordel: pesquisa, composição e performance, o professor Vagner parte das práticas e expressões culturais encontradas nas atividades de extensão do IFPI José de Freitas, levando para o conhecimento e trocas de experiências em outros estados brasileiros, o Baião de José de Freitas, o improviso das cantadeiras na Roda de São Gonçalo, os versos e expressões populares dos reisados, das Divindades e demais saberes e tradições de nossa diversa cultura popular, presentes principalmente na zona rural, onde o campus do IFPI José de Freitas chega por meio de ações da extensão.