Notícias
Professoras do IFPI orientam sobre confecção e uso das máscaras de tecido caseiras
Com base em orientações do Ministério da Saúde, professoras dos cursos de Vestuário e Design de Moda dos campi Piripiri e Teresina Zona Sul do Instituto Federal do Piauí, Cláudia Cyléia e Edna Silva, fizeram um resumo sobre como fazer e usar as máscaras de tecido.
A orientação é que sejam usadas junto com as outras medidas de prevenção já recomendadas, quando for inevitável sair de casa. Essa medida foi divulga pela Ministério da Saúde, seguindo a iniciativa internacional #Masks4All (Máscara para todos), passou a indicar o uso de máscaras caseiras de tecido como forma de criar uma barreira física ao novo coronavírus.
O Ministério da Saúde passou a recomendá-las porque máscaras cirúrgicas e do tipo N95 estão em falta, e precisam ser usadas pelos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate ao vírus.
As professoras destacam que máscaras caseiras não são as ideais para proteção e não substituem o distanciamento social! Elas são um equipamento auxiliar na prevenção. Reforçam que todas as medidas como ficar em casa, etiqueta respiratória, lavar bem as mãos ou utilizar álcool em gel 70% continuam valendo!
Confira o passo a passo:
1 COMO FAZER
Você pode fazer sua máscara em casa, higienizando as mãos, as superfícies e os materiais utilizados. Um material recomendado e de fácil acesso é a tricoline, tecido 100% algodão. Não use tecidos finos e de trama aberta, e sim os mais encorpados! O modelo precisa cobrir totalmente nariz e boca; ser feito com, no mínimo, duas camadas de tecido (dupla face), e elásticos para prender nas orelhas ou tiras para amarrar na nuca. Prenda ou amarre a máscara de forma que não fique folgada nas laterais!
2 COMO USAR
O uso é individual, ou seja, cada pessoa da família deve ter sua máscara e utilizar quando tiver que sair de casa. Ao sair, leve pelo menos uma máscara reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. O tempo de uso é de duas horas, ou quando estiver úmida, não mais do que isso! Para colocar e retirar, pegue sempre pelos elásticos ou tiras, com as mãos limpas. Não passe as mãos nas máscaras, pois isso gera contaminação. Ao sair de casa, não use anéis, brincos, pulseiras e outros acessórios que possam contaminar a máscara, e mantenha as unhas curtas e o cabelo sempre preso!
3 COMO LAVAR E GUARDAR
Quando voltar para casa, DEIXE as máscaras de molho por 30 minutos em uma solução de água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%). Use 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água). Enxágue em água corrente e depois lave com água e sabão. As suas mãos também devem ser lavadas com água e sabão após esse processo. Depois de seca, passe a máscara com ferro quente e guarde em um saco plástico limpo. Descarte a máscara quando ela começar a se desgastar.
Confira a cartilha com mais informações e moldes.