Notícias
PROPI divulga normas sobre atividades de pesquisa e pós-graduação em período de pandemia
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPI) divulgou a Instrução Normativa (IN) 01/2020 com o intuito de orientar servidores e alunos em suas atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) neste período de Pandemia.
As atividades de pesquisa desenvolvidas na Instituição devem adequar os planos de trabalho que não demandem atendimento presencial, realizando quando possível, atividades de forma remota. A reuniões presencial entre pesquisadores e orientados devem ser substituídas pela forma virtual.
As atividades de ensino e orientação dos cursos e Programas de Pós-graduação (PPG) Lato e Stricto sensu do IFPI poderão, quando possível e em caráter excepcional, dar prosseguimento ao curso, utilizando-se dos meios tecnológicos necessários, enquanto durar a situação de pandemia, conforme Portaria MEC n° 345, de 19 de março de 2020.
A realização de bancas examinadoras dos cursos de Pós-Graduação Stricto sensu podem ocorrer na forma de videoconferência, com a participação de examinadores a distância, considerando o disposto na Portaria CAPES nº 36, de 19 de março de 2020, e, por similaridade, as defesas, quando for o caso, para cursos de Pós-Graduação Lato sensu.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, prof. Dr. José Luis de Oliveira e Silva, destaca que a Instrução Normativa (IN) é fruto de discussões entre setores da PROPI, Gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação dos CAMPI. “Considerando a legislação vigente e respeitando as particularidades de servidores e alunos envolvidos em atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação nos diversos campi do IFPI, a IN busca estabelecer um norte e dar segurança à manutenção de atividades”, afirma.