Notícias
Reitoria realiza homenagem ao Dia da Mulher
A reitoria do Instituto Federal do Piauí realizou na manhã desta terça-feira, 8, uma comemoração em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença de convidadas que relataram o importante papel da educação em suas vidas e de servidoras e colaboradoras.
A abertura do evento foi realizada com a apresentação musical das alunas do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Teresina Central, Keyla Pimentel e Milena Alves.
O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, lembrou que a data é marcada por debates e reflexões e também é um momento de celebrar os avanços e conquistas, destacando a importância das mulheres na sociedade, na luta por direitos, na construção de saberes, na ciência e em tantos lugares que necessitam de mudança.
“Nosso papel é transformar vidas, por meio da educação e colaborar para que as mulheres tenha a oportunidade de também impactar a vidas de outras pessoas. Temos a missão de colaborar com a formação pessoal e profissional de muitas pessoas e reforçamos nosso compromisso com a justiça e igualdade social”, afirma.
A aluna Maria Júlia do 3º ano do curso de eletrônica, que é monitora do projeto de robótica educacional, EDUBOT, falou que o universo da tecnologia sempre a fascinou e que ela só teve a oportunidade de aprender quando ingressou no IFPI.
O projeto irá ensinar alunos de escola pública e, segundo sua vice-coordenadora Ana Cláudia Xavier, irá beneficiar mais de 400 estudantes, da Vila Irmão Dulce, São Joaquim e José de Freitas..
Participaram ainda da atividade as artesãs Ivanilda Araújo e Elenice Amorim, da Associação de Artesãos do Grande Dirceu- AAGRAD, que apresentaram o projeto Mãos à Arte, uma ação desenvolvida pelo Campus Avançado do Dirceu que atua na capacitação dos integrantes da associação nas áreas de empreendedorismo, negócios e mídias digitais. O projeto é coordenado pela professora Cristiane Rodrigues.
Falando de como a educação tem poder incluir e de abrir portas para uma vida digna, a servidora Cléia Oliveira falou do Projeto Alvorada que visa a ressocialização de egressas do Sistema Prisional a partir da capacitação para inclusão no mercado de trabalho, oportunizando que encontrem alternativas seguras de inclusão social.
As horticultoras da agriculta familiar, Maria de Jesus e Francisca Ferreira, falaram da importância de fornecer gêneros alimentícios para as refeições de alunos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em Teresina, atualmente tem 9 Associações de agricultores fornecendo alimentos para o Campus Teresina Central, dentre elas a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado AVEVERDE.
As servidoras e colaboradoras receberam presentes e participaram de um coquetel de encerramento da homenagem.