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Simpósio de Informática movimenta alunos e servidores do Campus Corrente

publicado: 06/07/2016 10h06 última modificação: 06/07/2016 10h11
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Simpósio de Informática de Corrente

Durante três dias, a comunidade acadêmica do Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí (IFPI) esteve envolvida na realização do I Simpósio de Informática de Corrente (SINFCOR). O evento, que aconteceu nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, foi realizado concomitantemente à I Maratona de Informática do Campus.

Na abertura oficial do I SINFCOR, o professor Aislan Rafael Rodrigues de Sousa, do Campus Picos, ministrou a palestra “Acelerando ideias: criando startups”. Em seguida, tiveram início as atividades da I Maratona de Informática, evento simbiótico ao Simpósio, que foi direcionado aos alunos do curso de Informática do Campus. As provas da maratona foram os desfiles de um brasão ou marca e de cosplay (representação de personagens) para cada uma das cinco equipes envolvidas.

No segundo dia do evento, o professor Ronaldo Pires Borges, do Campus Floriano, ministrou uma palestra sobre sua experiência com o uso do Arduino na Robótica e suas diversas aplicações. Na sequência, o professor Charleno Queiroz Pires, do Campus Angical, ministrou via webconferência a palestra “Empreendedorismo digital”. Durante a tarde, ocorreram os minicursos do Simpósio. As capacitações envolviam diversos temas, como Inglês para Informática, Animações em Vídeo, Desenvolvimento de Games, Introdução ao desenvolvimento de aplicativos para Android e Introdução à Robótica com Arduino.

Os participantes que não se inscreveram nos minicursos, por conta das vagas limitadas, contaram com uma apresentação científica intitulada “Mineração de Dados da Bolsa de Valores com WEKA API”, realizada pelo aluno de graduação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí, Guaracy de Araújo Lima, e a exibição do filme “Os Desconectados”, que aborda diversas temáticas da área da Tecnologia (CINESINF). Após o fechamento dos minicursos, ainda foram apresentados os banners inscritos no evento.

Na manhã do terceiro dia, aconteceram um Desafio de Programação e o OutFinder. Este último foi uma caçada ao tesouro, cujas pistas indicavam uma pessoa que estava com um algoritmo a ser solucionado. Esta prova exigiu organização, raciocínio lógico e conhecimento de várias linguagens de programação, o que permitiu a participação de alunos de todas as séries e níveis do curso de Informática.

À tarde, alunos de cada equipe apresentaram um projeto de análise e intervenção social. O projeto Info&Sociedade consistia na venda de uma ideia de software ou aplicativo que pudesse sanar algum problema encontrado na sociedade contemporânea. Em seguida, começou a prova Live Game, uma espécie de passa ou repassa, fundamentada em perguntas de conhecimento na área da Informática.

Enquanto a pontuação das equipes era apurada, ocorreu uma rápida competição entre grupos de alunos e seus carrinhos robôs. A cerimônia de encerramento e premiação contou com a entrega de medalhas ao 1º e 2º lugar. Além disso, a equipe vencedora da maratona ganhou um jantar de comemoração, que ocorreu em uma pizzaria da cidade, patrocinado pelo empresário Heliton José Garcia, de Gilbués.

Avaliação – De acordo com os organizadores, o Simpósio teve uma aceitação extremamente positiva por todos os participantes. “Este evento foi pioneiro no Campus Corrente, não só por ter sido o primeiro direcionado especificamente à área da Informática, mas por ter apresentado uma série de tecnologias e recursos nunca usados no Campus para outros eventos, como o uso de Arduino na apuração de resultados, a utilização da webconferência para o público discente e a combinação de uma maratona (com formato de gincana) a um evento científico, que promoveu de modo dinâmico e divertido a integração dos discentes do curso de informática e ampliação do conhecimento de mundo e da área em um evento simbiótico”, contou o professor Robson Borges.

Ainda segundo o professor, a combinação deu ao I SINFCOR a cara do IFPI, por ter permitido a democratização do conhecimento técnico e científico de modo contextualizado, promovendo a visualização da tecnologia aplicada à sociedade de modo pluricurricular, com a colaboração multicampi (Angical, Corrente, Floriano e Picos), e integrando as diversas modalidades de ensino propostas aos institutos federais.