Notícias
Aluno de Oeiras é premiado na FEBRACE 2020
João Luis dos Santos, aluno do 2º ano do Curso integrado de Administração do Campus Oeiras participou virtualmente, de 24 de março a 04 de Abril, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, onde apresentou trabalho intitulado pó da casca de banana para tratamento da água salobra, premiado em 5ª lugar no TOP 10 da Feira.
Sob orientação da Técnica de Laboratório, Humberila da Costa e Silva Melo, e do professor Rodolpho Carvalho Leite, João desenvolveu método eficiente de retirada de íons de sódio da água salobra para remediar a situação de falta de água potável no semiárido do nordeste brasileiro de baixo custo, alternativa aos dessalinizadores que necessita o envolvimento de governos estaduais e federal para aquisições desses sistemas devido ao alto custo.
O aluno utilizou cascas de bananas que iriam para lixo do refeitório do Campus Oeiras, que passaram por processos físicos e químicos para preparar o material para o processo de biossorção. Os testes e análises foram feitos nos laboratórios do Campus Oeiras e Laboratório do Programa de Mestrado de Ciências dos Materiais -PPGEM do Campus Teresina Central. Os Resultados foram surpreendentes, com o pó da casca da banana tratada conseguindo biosorver todos os íons de sódio presentes em concentrações em massa moderadas de até 15%, valor bem superior a encontrados nas águas salobras de poços artesianos da região.
O trabalho foi premiado na votação popular, e ficou em 5 lugar no TOP 10 da FEBRACE Virtual, com 1201 votos. A nível estadual, recebeu Prêmio Destaque Unidades da Federação – Piauí e Prêmio STEAM & English da Embaixada Americana e Consulados, em que o estudante contemplado e o professor orientador participarão de uma semana de formação na USP, com todas as despesas pagas.
João foi selecionado ainda para receber a Bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) / FEBRACE 2020, no valor de R$ 100,00 mensais, com duração de até 12 meses. Anteriormente João foi contemplado com Bolsa de Iniciação do CNPq pela Feira de Ciências Piauí que envolveu mais de 300 trabalhos em todo Piauí e selecionado para participar na FEBRACE.
Atualmente, João está preparando cartilha com material com metodologia do-it-yourself -DIY, faça-você-mesmo, ensinando a como preparar pó da casca de banana e como fazer processo de retirada de sódio da água salobra para utilização em comunidades do semiárido do Piauí levando um pouco da tecnologia produzida no IFPI para sociedade.
Confira no site da FEBRACE.