Notícias
Alunos de pós-graduação de Oeiras debatem sobre práticas pedagógicas inclusivas
Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, os alunos do curso de pós-graduação lato sensu em Práticas em Educação Especial e Inclusiva do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí tiveram aulas da disciplina Práticas Pedagógicas da Educação Especial e Inclusiva que foram ministradas pelo pedagogo José Francisco.
A disciplina buscou despertar a sensibilidade nos discentes, em sua maioria professores que trabalham com a educação básica e precisam ter um olhar especial para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Durante as aulas foram apresentadas as adaptações curriculares que dão suporte ao trabalho docente e são necessárias para o desenvolvimento da proposta da educação inclusiva.
Na oportunidade, foi realizada a análise da estrutura física do Campus Oeiras através de atividade prática com os alunos colocando-os para se sentirem como pessoas com deficiência que estavam chegando ao campus para estudar.
Também foram exibidas práticas de ensino inclusivas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo assim a inclusão escolar e social dos mesmos.
Para o pedagogo José Francisco, a disciplina foi de grande relevância para os alunos. “Eles compreenderam que a prática pedagógica de cada professor em sala de aula faz a diferença na inclusão dos alunos com necessidades especiais”, destacou José Francisco.