Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Alunos do campus Oeiras fazem visitas técnicas

Notícias

Alunos do campus Oeiras fazem visitas técnicas

publicado: 24/05/2018 10h07 última modificação: 24/05/2018 10h30

Os estudantes do curso Técnico em Agropecuária do campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí - IFPI, participaram de visitas técnicas às Fazendas Baixa Fria, Alto Bonito e à Granja Moreira no município de Valença como parte das atividades do curso. Na oportunidade, os estudantes acompanhados dos professores, Aaron de Sousa Alves e Etelvina Maria de Carvalho Gonçalves Nunes, conheceram tecnologias agrícolas e zootécnicas modernas e eficientes no âmbito do agronegócio familiar e produção de ovos na avicultura de postura. 

 Nas fazendas, eles visitaram uma Vitrine Tecnológica dedicada ao desenvolvimento de atividades agropecuárias de modo integrado e em rotação ou sucessão, na mesma área e em épocas pré-definidas. Também observaram, na Fazenda Baixa Fria, um sistema produtivo fundamentado na exploração de bovinos leiteiros da raça Girolando mantidos sob pastejo rotacionado em piquetes delimitados por cercas eletrificadas e organizados em pastagens formadas por Tifton 85 e Capim-Mombaça mantidas sob irrigação, constituindo o principal alimento para estes ruminantes.

 Na Fazenda Alto Bonito, os estudantes acompanharam a apresentação das experiências e práticas de rotina de campo fundamentadas no desenvolvimento de atividades agrícolas direcionadas, principalmente, ao cultivo de feijão e milho, assim como ações em fruticultura com destaque para as culturas do maracujá BRS Perola do Cerrado e banana cultivar Prata Catarina, piscicultura, horticultura e irrigação.

Na visita à Granja Moreira, os visitantes percorreram as instalações de avicultura de postura, visualizaram o sistema intensivo de produção, o manejo empregado e conheceram noções de bem-estar animal aplicados no local, a coleta, pesagem e classificação dos ovos.

 De acordo com os professores, a visita foi proveitosa pois os alunos conheceram, na prática, um sistema de produção elaborado de modo ético, criativo, empreendedor e consciente, cujos, processos produtivos envolvem os diversos segmentos da agricultura, pecuária e administração rural, aplicados de modo harmônico visando maior eficiência no uso dos recursos naturais e menor impacto ambiental.