Notícias
Alunos do campus Oeiras visitam comunidade agroecológica
Alunos do curso Técnico em Agropecuária do campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí participaram de visita técnica à produção agrícola e pecuária da comunidade Talhada São Luís em Oeiras-PI. O objetivo da visita é conhecer princípios agroecológicos desenvolvidos nas atividades agrícolas das famílias da comunidade.
De acordo com o professor Laerte Amorim, a produção agroecológica além de não utilizar agrotóxicos, foca no lado social, gerando emprego e renda e promovendo uma agricultura altamente sustentável. “Toda agricultura agroecológica é orgânica, mas nem toda agricultura orgânica é agroecológica.
Durante a visita, os alunos observaram o manejo de 25 culturas cultivadas de forma orgânica, além de efetuarem na prática em caprinos a extirpação cirúrgica dos abcessos da linfadenite caseosa, vermifugação e aplicação de complexo vitamínico. O professor Carlos Pedro explica que a linfadenite caseosa ou "mal do caroço" (bactéria Corynebacterium pseudotuberculosis) é uma das doenças que mais traz prejuízos para produtores de caprinos e ovinos, e uma simples prática cirúrgica evita que haja a proliferação para outros animais do rebanho.
As atividades pecuárias foram coordenadas pelo o Prof. Ms Carlos Pedro e acompanhada pelos Professores Whellyson Pereira e José Francisco.
Sobre a comunidade
A comunidade Talhada São Luís é destaque na região de Oeiras pela organização da produção de hortifrutigranjeiros orgânicos numa agricultura sustentável. “O ganho de aprendizado e a troca de saberes faz com que todas as turmas dos cursos técnicos em Agricultura, em Fruticultura e em Agropecuária do Campus Oeiras visitem a comunidade”, ressalta o professor Laerte.