Notícias
Campus Oeiras realiza Workshop da Aliança para Inovação Agropecuária no Semiárido Piauiense
Nos dias 8 e 9, o Campus Oeiras realizou o Workshop da Aliança para Inovação Agropecuária no Semiárido Piauiense, uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Meio-Norte, com o objetivo de discutir propostas e projetos para a inovação do setor primário no Semiárido Piauiense.
O evento reuniu Instituições de ensino, pesquisa, extensão e organizações de trabalhadores rurais; além de representantes de órgãos do Governo do Estado do Piauí, como a Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR, Secretaria de Estado da Agricultura, Coordenação de Fomento a Irrigação - COFI, Instituto de Extensão Rural do Piauí - EMATER, Agência de Defesa Agropecuária - ADAPI, Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPEPI; e de representantes da iniciativa privada, como a EMPLANTA e a MAXCAMPO.
Produtores rurais da região participaram da programação fazendo relato de experiências exitosas, e destacando a assistência técnica e a extensão rural como fator primordial para o sucesso dos agricultores familiares.
A Aliança para a Inovação na Agropecuária foi apresentada no primeiro dia do evento, pelo Diretor Geral do Campus Oeiras, professor Sebastião Nascimento, e pelo chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Meio-Norte, Dr. Edvaldo Sagrilo. Ainda na manhã do primeiro dia ocorreram duas mesas redondas que trataram da convivência com o semiárido, sendo a primeira composta por produtores e mediada pela Coordenadora técnica da unidade de execução de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa em Parnaíba, Dra. Janaína Mitsue Kimpara, que abordou o uso de tecnologias para a convivência com o semiárido. Já a segunda mesa, foi composta por entidades sem fins governamentais e a iniciativa privada, foi media pelo diretor técnico científico da FAPEPI o Dr. Albemerc Moura de Moraes, e tratou das fragilidades e oportunidades para a região semiárida.
Durante a tarde o chefe adjunto administrativo, Dr. Daniel Mendes Pinto, apresentou a metodologia “canvas” que se baseia em metodologia robusta de gerenciamento de projetos, sem o preenchimento de inúmeros documentos e sem burocracia. O Project Model Canvas proporciona a oportunidade de elaborar e cocriar um plano de projeto de maneira colaborativa, envolvendo equipe e stakeholders. Ainda no período da tarde foi proposto a criação de grupos de trabalho com os temas prioritários “"Conservação e uso de recursos naturais”, Manejo de solo e água”, “Ovinocaprinocultura” e “Fruticultura".
Na quarta-feira, 9, as atividades continuaram com a socialização e discussões dos trabalhos em grupo e compatibilização das propostas a serem levadas para uma reunião da aliança em Janeiro de 2017.
Para o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, José Oscar Júnior, o evento foi uma excelente oportunidade para se discutir propostas de projetos para o semiárido piauiense. “Esperamos que a aliança para a inovação agropecuária se consolide e concretize ações de inovação para todos os territórios envolvidos na aliança”, finalizou o professor Sebastião Nascimento.