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Estudantes do IFPI Campus Oeiras têm resumos aprovados no CONEDU 2025
Cinco estudantes do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí (IFPI) tiveram seus resumos aprovados para apresentação no XI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que será realizado em Recife, Pernambuco, ainda este ano. A aprovação representa uma conquista significativa na trajetória acadêmica dos discentes, que levarão ao evento nacional importantes experiências vinculadas à extensão, ao estágio supervisionado e à pesquisa.
Entre os aprovados, quatro são estudantes do curso de Licenciatura em Física e um do curso de Bacharelado em Administração. Clerislene, Dheymesson e Nathally, atualmente cursando o Módulo III da Licenciatura em Física, apresentarão relatos de experiências vivenciadas durante a participação em projetos de extensão desenvolvidos ao longo do Módulo II. Já a estudante Maria Karleane, que está no 9º período do mesmo curso, teve seu resumo aprovado com foco nas atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado, componente essencial para a formação docente.
Representando o curso de Bacharelado em Administração, o estudante Luis Cláudio, atualmente no 5º período, apresentará uma pesquisa voltada para o ensino de Ciências com ênfase no estudo das plantas.
Os discentes destacam que a escrita científica, embora desafiadora, é uma oportunidade de crescimento intelectual e acadêmico. Elaborar um resumo científico exige organização, clareza na exposição das ideias e aprofundamento nos temas estudados. Eles também ressaltam o papel fundamental da coordenação dos cursos e do corpo docente, que constantemente incentivam a produção acadêmica e a participação em eventos científicos.
Ao longo da graduação, os estudantes relatam que vêm aprimorando suas habilidades de escrita por meio de orientações dos professores, leituras acadêmicas e envolvimento em projetos institucionais. A aprovação no CONEDU 2025 fortaleceu a autoconfiança dos discentes, que agora reconhecem na produção textual uma ferramenta essencial para a disseminação do conhecimento, a valorização da formação acadêmica e a contribuição para a comunidade científica.