Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Professor do IFPI publica artigo em periódico da Alemanha com Qualis A2

Notícias

Professor do IFPI publica artigo em periódico da Alemanha com Qualis A2

publicado: 07/11/2024 11h25 última modificação: 12/11/2024 14h52

O professor do eixo de Gestão e Negócios do Campus Oeiras do Instituto Federal do Piauí, Eduardo Walter, em parceria com os pesquisadores Manuel Au-Yong-Oliveira, da Universidade de Aveiro (Portugal), e Marcos Ferasso, da Universidade Lusófona (Portugal), teve um artigo recentemente publicado no Journal of the Knowledge Economy. Trata-se de um periódico da Alemanha, indexado na base de dados Scopus, com a segunda maior classificação de periódicos científicos do Brasil, Qualis A2, a segunda maior na classificação internacional, Q2, segundo dados da Scimago Journal & Country Rank e listado no Academic Journal Guide (AJG)-2024, da Association of Business Schools.

O artigo, intitulado “Measuring the Importance of Innovation in Portuguese Economic Development”, procura explicar a importância relativa das variáveis relacionadas a Inovação para o Desenvolvimento Econômico de Portugal, usando uma abordagem metodológica inovadora, a Random Forest, caracterizada como um algoritmo de aprendizagem de máquina supervisionado.

“Os resultados empíricos demonstraram que as despesas em I&D e os pedidos de patentes são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento econômico português, enquanto as inovações de produtos e processos são menos importantes. Esta conclusão valida parte dos modelos de crescimento endógeno neoclássicos, ao mesmo tempo que desafia o conhecimento convencional sobre o papel dos resultados diretos da inovação (e.g., como a inovação de produtos) no crescimento econômico. Ao contrário das análises entre países, esta investigação fornece recomendações valiosas sobre as peculiaridades das atividades de inovação em Portugal, contribuindo para recomendações políticas mais adaptadas e para um melhor alinhamento estratégico com o contexto econômico do país”, explicou o professor.

O artigo (em inglês) pode ser acessado no seguinte link.