Você está aqui: Página Inicial > Oeiras > Notícias > Professores do Campus Oeiras são homenageados com Troféu Raça Negra

Notícias

Professores do Campus Oeiras são homenageados com Troféu Raça Negra

publicado: 22/11/2022 08h14 última modificação: 22/11/2022 08h34
Exibir carrossel de imagens Entrega do Troféu Raça Negra

Entrega do Troféu Raça Negra

No último sábado, 19, a professora Marina Bezerra da Silva e o professor Antônio Nilson Camelo, ambos do Campus Oeiras, foram homenageados com o Troféu Raça Negra 2022.

A cerimônia foi realizada pelo Portal Mural da Vila, no Café Oeiras, e aconteceu em referência ao Dia da Consciência Negra, homenageando homens e mulheres pretas, exaltando suas histórias de luta, garra e superação. Ao todo, foram realizadas 45 homenagens de professores, artistas, advogados, poetas, ativistas do movimento negro e LGBTQIA , empresários, jornalistas, entre outros.

O Troféu Raça Negra reconhece personalidades negras que contribuíram e contribuem em diversas atividades, propiciando às futuras gerações o registro da determinação, trabalho perseverança e exemplo público na construção de uma sociedade melhor. Também, são homenageadas pessoas não negras que têm contribuição relevante com uma sociedade antirracista, a partir de seu trabalho e de suas vivências.

A Edição 2022 do Troféu Raça Negra foi denominada ANO CARLOS JOSÉ VALENTIM, em homenagem ao fundador da Primeira Igreja Batista de Oeiras, um homem negro, de origem simples, que construiu um patrimônio, formou uma família bem-sucedida e desafiou os padrões religiosos da época.

Para a professora Marina Silva, foi um momento de grande emoção. “O Troféu Raça Negra representou um marco importantíssimo em minha história de vida, com o reconhecimento do povo oeirense pelo trabalho que realizamos na cidade. Além disso, um momento marcante, em que nós, pessoas negras, mulheres negras, celebramos nossas conquistas e reforçamos a importância de sermos resistência diante das opressões estabelecidas pelo racismo e pelo machismo". Ela acrescenta que esse reconhecimento fortalece ainda mais a luta para fazer um trabalho de qualidade por Oeiras e por todo o Vale do Canindé, promovendo educação de excelência em consonância com as demandas da sociedade e proporcionando às pessoas negras a oportunidade de conquistarem seus espaços e objetivos na vida, por meio da educação.

Nilson Camelo, que é coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Campus Oeiras, acrescenta que o Troféu Raça Negra transmite uma mensagem de  reconhecimento às pessoas negras e não negras que assumem a defesa dos negros e negras na sociedade brasileira. Atualmente, ele está ministrando um curso de extensão sobre Cultura Afro-brasileira na Universidade Estadual do Piauí, em Oeiras.

De acordo com o jornalista Lameck Valentim, organizador do Prêmio Raça Negra e proprietário do Portal Mural da Vila, o evento, além de dar o merecido reconhecimento aos homenageados, também contribui com a luta antirracista, dando visibilidade àqueles que lutam contra o preconceito e a discriminação que o afrodescendente sofre, tão presente nos dias atuais. "Infelizmente ainda precisamos chamar a atenção da sociedade para essa chaga do racismo, do preconceito que estão mais vivos do que nunca. E, precisamos relembrar a trajetória de negros e negras que nos precederam e louvar os que aqui estão, suas lutas, batalhas e vitórias e conquistas. Esse é o objetivo do Troféu Raça Negra", disse Lameck Valentim.