Notícias
Professores do IFPI publicam artigos sobre a Geografia Eleitoral de Oeiras
Professores do IFPI, Paulo Henrique de Carvalho Bueno, Francisco Alysson da Silva Sousa e Francílio de Amorim dos Santos, publicaram artigos sobre a Geografia Eleitoral de Oeiras, em revistas nacionais.
As pesquisas partem do argumento de que esse campo disciplinar permite que se analisem as dinâmicas dos momentos pré, durante e pós processo eleitoral de uma dada espacialidade, bem como a repercussão dessas dinâmicas nas produções espaciais.
O artigo “Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise dos pleitos eleitorais ao longo do século XX” analisa a alternância do Poder Executivo de Oeiras, no período de 1948 a 1996, quando dois grupos políticos – Boca Preta e Tupamaro – se revezaram na gestão do município. Já o artigo intitulado “Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise espacial dos pleitos municipais de 2000 a 2020” examina a distribuição espacial dos votos para o executivo municipal oeirense nas eleições de 2000 a 2020.
De acordo com Paulo Henrique “os escritos, ao evidenciarem uma metodologia replicável e aplicável a outros recortes espaciais Brasil adentro, acabam por se constituir em uma importante contribuição para o construto teórico e metodológico acerca da Geografia Eleitoral para a análise da realidade piauiense, estado carente de investigações geográficas nessa temática”.
Os artigos podem ser acessados nos seguintes links:
Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise dos pleitos eleitorais ao longo do século XX
Geografia Eleitoral de Oeiras (PI): uma análise espacial dos pleitos municipais de 2000 a 2020