Você está aqui: Página Inicial > Parnaíba > Notícias > Artigo de professor do Campus Parnaíba é publicado em revista internacional

Notícias

Artigo de professor do Campus Parnaíba é publicado em revista internacional

publicado: 18/02/2021 08h47 última modificação: 18/02/2021 08h47
O artigo apresenta a análise teórica, estado da arte e resultados experimentais de um conversor ressonante

O artigo apresenta a análise teórica, estado da arte e resultados experimentais de um conversor ressonante

O artigo "Comprehensive analysis of a three-phase DC-DC resonant converter with an open delta-wye transformer using a variable frequency", do professor Kristian Pessoa dos Santos, do curso de Eletrotécnica do Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI), foi publicado na revista internacional IET "Electronic Letters" (Engenharias IV- Qualis A2). A revista é um importante periódico na área de Eletrônica de Potência.

De acordo com Kristian Pessoa, o artigo foi desenvolvido através das pesquisas durante o doutorado no Grupo de Processamento de Energia e Controle (GPEC) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) sob a orientação do professor Paulo Peixoto Praça. Ele acredita que a oportunidade proporcionada pelo IFPI de dedicação integral às atividades do doutorado foi determinante para o desenvolvimento da pesquisa.

No artigo publicado, o professor do IFPI apresenta a análise teórica, estado da arte e resultados experimentais de um conversor ressonante que foi desenvolvido para integração de sistemas fotovoltaicos ou sistemas com células combustível com um inversor CA para se integrar à rede elétrica. O conversor obteve um rendimento máximo de 96,6%. "A continuação das pesquisas com essa estrutura para bidirecionalidade foi o tema da minha tese de doutorado defendida em dezembro do ano passado na UFC. Pretendo estender a pesquisa para aplicações em veículos elétricos no IFPI - Campus Parnaíba em colaboração com outras instituições", conta Kristian.

O trabalho pode ser acessado no endereço eletrônico https://ietresearch.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1049/ell2.12043.