Você está aqui: Página Inicial > Parnaíba > Notícias > Campus Parnaíba participa de etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica

Notícias

Campus Parnaíba participa de etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica

publicado: 18/09/2017 14h39 última modificação: 18/09/2017 14h43

O Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí participou, na última quinta-feira (14), da etapa estadual da Olímpiada Brasileira de Robótica – OBR. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba.

Duas equipes foram formadas para participar: Equipe Rangers, formada pelos alunos João Paulo Carvalho, Wendell dos Santos Silva e  Haniel Gomes; e Equipe Hardwork, formada pelos alunos Emanuel da Silva, Gregorio  Neto, Lucas Fontenele, todos alunos do Técnico em Informática, subsequente e integrado.

A participação campus na OBR faz parte do projeto de extensão ” Robótica Educativa, preparando robô na Escola”, que tem como objetivo criar robôs autônomos de baixo custo, para a preparação e estudos na Olimpíada de Robótica.

De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Informática, professor Athânio Silveira, a participação destes alunos na OBR é grande importância para o aprendizado realizado dentro de sala de aula. “Estou participando pela primeira vez da OBR e trabalho com esses alunos há 6 meses. É gratificante participar, pois assim os alunos além de participar de uma competição, podem socializar, discutir e absorver conhecimentos importantes que não encontra somente em sala de aula”, enfatiza.

Para o Diretor Geral, professor Luís Fernando Souza, o IFPI Campus Parnaíba está na vanguarda da educação piauiense. “Nas próximas edições da OBR nossa meta é ambiciosa. Queremos estar entre os melhores. Para isso, investiremos em novos equipamentos e incentivaremos ainda mais a robótica em nosso campus”, ressalta.

Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

O OBR aconteceu dentro da programação do ARTTRON, que entre os dias 13 e 16 de setembro, reuniu palestrantes da área de tecnologia, feiras cientificas e competições seletivas da Olimpíada.