Notícias
Campus Parnaíba sedia II Encontro de Física do Delta
De 5 a 8 de novembro, o Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI) sediou a segunda edição do Encontro de Física do Delta, que integrou a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento reuniu participantes de vários campi do IFPI e também de universidades da região.
A palestra de abertura, intitulada "A Física e as Tecnologias do Mundo Moderno", foi proferida pelo professor Carlos William de Araujo Paschoal, coordenador da pós-graduação em Física da UFC. Outras palestras de destaque incluíram temas de pesquisa pura e aplicada, tais como materiais bidimensionais, nanopartículas, circuitos quânticos e Física de nanocarbonos, assim como a pesquisa em ensino de Física. Além disso, o professor e psicólogo, Felipe Teles, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) falou sobre o desempenho acadêmico e saúde mental na atualidade, destacando a importância do bem-estar da saúde mental no meio acadêmico.
Além das palestras, o evento contou com diversos minicursos e apresentação de trabalhos nos mais variados temas de pesquisa de Física aplicada e ferramentas modernas para o ensino de Física. Os trabalhos que tiveram destaques no evento foram premiados com certificação de Menção Honrosa. Uma programação cultural também foi organizada no Sesc Praia, incluindo visitas a espaços turísticos e à Praia do Barro Preto.
O professor Alexandro Nascimento, coordenador científico do evento, destacou o alto nível das palestras e minicursos apresentados, bem como a exposição de trabalhos pelos estudantes de graduação dos cursos de licenciatura em Física do IFPI e de outras instituições, o que proporcionou a interação entre estudantes e docentes pesquisadores de diferentes instituições. Segundo ele, a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes é um momento único e marcante para os graduandos.
"É muito inspirador ver nossos estudantes engajados nos debates mais atuais da Física, do Ensino de Física e em temas que impactam a sociedade de modo geral, como questões relacionadas às fake news e à saúde mental. Além disso, poder oferecer a eles a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e conquistas acadêmicas nos mostra que estamos no caminho certo", enfatizou o professor Gelson Rodrigues, coordenador-geral do evento.
A II Edição do Encontro de Física do Delta, que teve apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), reforçou-se como um evento vital para a integração e desenvolvimento dos cursos de Física na região, promovendo uma interação essencial entre teoria e prática.