Notícias
Professor do Campus Parnaíba defende tese de doutorado no Renorbio
Um software para o Reconhecimento de Padrões em imagens topográficas corticais obtidas com a eletroencefalografia - PatternEEG. Esse foi o título da tese de doutorado apresentada, nessa quinta-feira, 25, pelo professor Francisco Gerson A. de Meneses, do Campus Parnaíba do Instituto Federal do Piauí (IFPI), junto ao programa de doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio).
"Trabalhamos a princípio com três doenças neurológicas: parkinson, depressão e transtorno bipolar. O software utiliza mecanismos de neural deep learning, além de outros recursos de inteligência artificial (IA)", explica Francisco Gerson. Ainda de acordo com o professor, o software está disponível no endereço eletrônico www.patterneeg.com e deve ser utilizado por especialistas na área de saúde e/ou pesquisa.
Ele conta que as principais contribuições da sua pesquisa são para a tecnologia e para a comunidade. "No caso da tecnologia, é um software para reconhecer padrões a partir das topografias corticais (arquivo em formato png), acesso via internet, responsivo e de baixo custo; e para a comunidade, tende a dar agilidade na obtenção de auxílio diagnóstico, provocando a investigação precoce de doenças neurológicas", explica.
A pesquisa foi orientada pelo professor Silmar Teixeira, da Universidade do Delta do Parnaíba (UFDPar), e foi realizada no Laboratório de Neuroinovação Tecnológica & Mapeamento Cerebral (NitLab) - UFDPar.