Notícias
Professor do IFPI inicia pesquisa para facilitar o registro digital da arte rupestre piauiense
Francisco Gerson Meneses, professor do Campus Parnaíba, iniciou, neste mês de agosto, mais uma pesquisa na área de Arqueologia. Intitulada "Registro digital em 3D da arte rupestre piauiense a partir da fotogrametria", a pesquisa está sendo desenvolvida, como atividade de pós-doutorado, no Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, sob a supervisão da professora Ana Luisa Meneses Lages do Nascimento (UFPI).
"O projeto terá a duração de um ano e, ao final, o nosso objetivo principal é o estabelecimento de um protocolo acessível e de baixo custo para a criação de modelos com maquetes digitais 3D de painéis com arte rupestre a partir da fotogrametria", afirma o pesquisador. O estudo de campo será feito no Sítio Arqueológico da Serra Alta, em Pedro II, e, posteriormente, o protocolo deverá ser aplicado em outros sítios arqueológicos do Piauí.
O professor Francisco Gerson é pesquisador em computação aplicada e há mais de 20 anos pesquisa e divulga a arte rupestre piauiense. Atualmente mantém o Projeto Artes do Bitorocaia, que é uma base de dados particular e independente que visa o mapeamento de sítios arqueológicos, principalmente os que existem na área da bacia do Rio Piracuruca. O intuito do Projeto Artes do Bitorocaia é disseminar ações de preservação, valorização e pesquisa da arte rupestre piauiense. Atualmente a base conta com 75 sítios arqueológicos cadastrados e pode ser acessada no seguinte link: https://portalpiracuruca.com/artes-do-bitorocaia/