Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Campus Paulistana expõe resultados em curso de IATF em Caprinos

Notícias

Campus Paulistana expõe resultados em curso de IATF em Caprinos

publicado: 19/03/2019 13h58 última modificação: 19/03/2019 13h58

O curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) por via transcervical foi realizado nos dias 08 e 09 de outubro de 2018, durante a II SEMIAGRO e I SEMIZOO, ministrado pelo médico veterinário, professor da Universidade Federal do Piauí, Antônio de Sousa Junior, e capacitou 20 participantes, dentre produtores, técnicos e alunos do Campus Paulistana.

A Inseminação Artificial é uma biotecnologia reprodutiva fácil de ser implantada, permitindo acesso do produtor a material genético de alto valor zootécnico, principalmente ao pequeno produtor. Para massificação da técnica e adoção pelos produtores, a qualificação da mão de obra se faz necessário, e os cursos têm este objetivo, qualificar o técnico e produtor ao tempo que leva melhoria aos rebanhos com o uso de sêmen de reprodutores melhorados geneticamente” descreve o professor Sousa Junior.

Foram sete cabras inseminadas com sêmen fresco diluído e sêmen congelado por via transcervical. As inseminações resultaram em cinco partos, no início março de 2019, devido a uma fêmea não ter emprenhado e outra abortado. Dos cinco partos nasceram 13 crias, sendo três partos triplos e dois partos simples.

“A prolificidade, que é o número médio crias por parto foi 2,6, o que é um resultado fantástico. Resultado como esse durante um curso é muito importante, pois passa mais confiança ao aluno em aplicar a tecnologia aprendida de forma prática. Associar teoria à prática é uma base metodológica do IFPI, na missão de promover uma educação de excelência direcionada as demandas sociais. Nessa missão, novos cursos dessa natureza serão realizados para oportunizar capacitar mais produtores e técnicos e contribuir com a ovinocultura e caprinocultura local, já que estamos em uma das principais regiões produtoras do estado”, explica o professor Francelino Neiva, médico veterinário do Campus Paulistana.