Notícias
Campus Paulistana realiza palestras sobre saúde da mulher
Em alusão ao dia internacional das mulheres, a equipe multidisciplinar do campus Paulistana planejou ações sobre temas relacionados às mulheres. As profissionais de Serviço Social e de Enfermagem do campus Paulistana estão realizando desde o dia 21 ciclo de palestras sobre Pobreza Menstrual e Saúde da Mulher. Tais temas são importantes e necessários para informar, orientar e conscientizar os estudantes sobre os aspectos da precariedade menstrual e os impactos à saúde da mulher. As palestras estão sendo realizadas com turmas dos cursos integrado ao médio, subsequente/concomitante e superior.
De acordo com Layane Almeida, assistente social do campus Paulistana, a pobreza menstrual é vivenciada por milhões de pessoas que menstruam em todo o mundo e não tem acesso a itens básicos para garantir a higiene e dignidade menstrual, como, por exemplo, absorventes, além da falta de acesso à água, saneamento básico e isso é um problema de saúde pública, além de ser uma violação de direitos humanos. Por isso é um assunto que deve ser debatido e ter a merecida atenção dos gestores públicos para garantir condições básicas de higiene menstrual.
As servidoras do setor de enfermagem do campus, Mariana e Stefany, explicam que o período menstrual, geralmente, altera o bem-estar físico, mental e social da mulher. A situação de pobreza menstrual traz sérios riscos à saúde das mulheres e como forma de minimizar os impactos negativos e melhorar a qualidade de vida da mulher, as ações de educação em saúde nesse eixo objetivam desmistificar a fisiologia menstrual, orientar acerca de boas práticas de manutenção e higiene íntima.