Notícias
Estudantes do Campus Pedro II participam do II Curso de Extensão em Meliponicultura
Estudantes do curso de Ciências Biológicas e do curso técnico integrado ao médio de Meio Ambiente, realizaram, nos dias 24, 25 e 26 de junho, o II Curso de Extensão em Meliponicultura. O curso, fruto de uma parceria entre o IFPI e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi realizado no Campus Pedro II.
Com a participação da engenheira agrônoma Dalila Oliveira de Meneses, que tem experiência em projetos de educação ambiental relacionados às abelhas sem ferrão no estado do Piauí, o curso trouxe perspectiva prática e teórica para os alunos, que tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as técnicas de criação e manejo das abelhas, bem como a importância ecológica e econômica da meliponicultura.
Para o professor Willame Rodrigues, coordenador do projeto, a atividade teve um impacto positivo na formação dos estudantes, já que a educação ambiental é uma ferramenta poderosa para a conscientização e o engajamento em práticas sustentáveis.
Durante o curso, os estudantes puderam acompanhar uma aula prática em um meliponário, visualizando inúmeras espécies de abelhas. Eles tiveram a oportunidade de saborear os méis de cada espécie, apreciando os diferentes sabores e aromas. O meliponário, localizado próximo ao campus, é utilizado em aulas práticas através de parceria com o proprietário, Lucas Tiago. As colmeias das abelhas jataí, jandaíra, uruçú-amarela, tiúba e canudo foram mostradas aos participantes.
O professor Willame enfatizou que o projeto de meliponicultura em Pedro II demonstra como a ciência, a educação ambiental e a sustentabilidade podem se integrar de maneira eficaz para gerar benefícios concretos para a comunidade e o meio ambiente. Ele reforçou a importância de projetos como este para o desenvolvimento de uma consciência ambiental sólida entre os estudantes e a comunidade, promovendo ações que contribuam para a preservação das abelhas nativas e a manutenção do equilíbrio ecológico.