Definições
O Processo Eletrônico Nacional (PEN) do SUAP é um módulo de gestão documental e processual desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que possibilita o suporte à produção, edição, assinatura e trâmite de documentos e processos eletrônicos.
O IFPI optou pelo sistema PEN-SUAP por compreender que a utilização de um sistema integrado fortalece o processo de gestão, através do aumento da eficiência e da eficácia, além de experiência fluida dos usuários em um único ambiente. O IFPI já utiliza outros módulos do SUAP, por exemplo: no módulo administração, o servidor pode solicitar material de consumo ou efetuar a gestão patrimonial da instituição; no módulo pesquisa, há o cadastro de projetos de pesquisa; no módulo extensão, há o cadastro de projetos de extensão, e outros. Tudo isso e muito mais em um mesmo ambiente. Diante dos ganhos associados a esse processo de gestão integrada, cabe observar que o SUAP é utilizado em 32 instituições.
A partir da implantação do PEN-SUAP a tramitação de documentos e processos ocorrerá de forma eletrônica. Salvo os casos especiais, que impossibilitem a tramitação eletrônica.
São vantagens do PEN-SUAP:
- Redução do consumo de papel como suporte físico para documentos institucionais;
- Economia em materiais de expediente;
- Mais rapidez na tramitação de documentos;
- Redução de impressão;
- Economia de espaços de armazenamentos de documentos;
- Facilitará a gestão de documentos internos e externos recebidos e produzidos pelo IFPI e os processos eletrônicos;
- Maior produtividade e redução de custos;
- Compromisso com a responsabilidade ambiental.