Notícias
Campus Picos organiza evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus
O Campus Picos promoveu, na quarta-feira, 21, o evento “Consciência Negra: Cultura e Resistência”. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus.
A programação contou com palestras, discussões, oficinas e apresentações culturais que faziam alusão ao Dia da Consciência Negra, que é comemorado em todo Brasil no dia 20 de novembro. Esse evento teve como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil além de analisar o impacto que esses povos tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.
A abertura do evento se deu com a palestra intitulada “Efeitos da nominalização em textos sobre racismo e antirracismo”, proferida pelo professor de Língua Portuguesa Waldemar Duarte (Campus Picos). Foram realizadas, ainda, oficinas de confecção de máscaras africanas, ministrada pelo professor Jânio Tavares, e a oficina das professoras Ana Karina Sampaio e Ariany Maria sobre grandes personalidades negras femininas, onde foram homenageadas Esperança Garcia, Dandara e Conceição Evaristo. Os alunos também puderam assistir ao filme “Kiriku e a Feiticeira” e, em seguida, participar de discussão sobre cultura africana, coordenada pelas professoras Ângela Machado e Aline Camilo.
Por fim, os alunos das Licenciaturas assistiram a uma apresentação cultural do grupo Adimó, que existe em Picos há 12 anos. A programação foi encerrada com uma roda de conversa intitulada “Relatos de vivência em movimentos sociais por jovens negros”, com a participação do grupo Adimó e do seu coordenador Mano Chagas e a mediação do professor Rodrigo Gerolineto.