Você está aqui: Página Inicial > Picos > Notícias > Campus Picos promove evento sobre países de língua espanhola

Notícias

Campus Picos promove evento sobre países de língua espanhola

publicado: 24/09/2024 15h37 última modificação: 24/09/2024 15h37

No dia 14 de setembro, o Campus Picos realizou o evento cultural “La Fiesta – Conociendo sobre los países hispanohablantes”, que teve como objetivo promover o conhecimento e a compreensão da diversidade cultural, linguística e geográfica dos países de língua espanhola.

A atividade envolveu a participação dos alunos dos segundos anos dos cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica e Informática Integrados ao Ensino Médio, além de professores e técnicos-administrativos do campus, e alunos e professores de outras instituições de ensino de Picos. A programação foi repleta de representações culturais e gastronômicas que destacaram a rica diversidade dos países hispânicos.

O evento foi organizado pela Professora de Língua Espanhola, Joana D’arc Teotônio, juntamente com a Professora Ayla de Jesus Moura, em parceria com a Coordenação de Extensão e a Coordenação da Base Comum. Para uma melhor organização do projeto, foram escolhidas duas monitoras dentre os cursos e 6 representantes de cada sala.

A abertura começou com um desfile das bandeiras dos 21 países hispânicos, ao som de músicas típicas que realçaram as tradições e a história de cada nação. A solenidade de abertura também contou com a apresentação musical da aluna Mary Giovana, da turma ADM-A, que interpretou uma canção em espanhol. Seguindo a programação inicial, o Professor Cícero Rodrigues dos Santos, coordenador da Base Comum, compartilhou suas experiências vividas no Paraguai e declamou um de seus poemas em espanhol, trazendo uma reflexão sobre suas vivências com a cultura hispânica. Concluindo esse momento, houve a participação interativa de um nativo da língua espanhola, o paraguaio Mario, que prestou uma homenagem ao evento por meio de um vídeo emocionante.

Em seguida, alunos dos cursos técnicos iniciaram suas apresentações. Os alunos de Administração (ADM-A e ADM-B) apresentaram uma série de atividades que exploraram diversos aspectos da cultura hispânica, incluindo a história do tango argentino, uma representação cênica sobre a independência de El Salvador, uma exposição sobre a Copa do Mundo no Uruguai e uma apresentação sobre a culinária típica do Paraguai. “Essas apresentações permitiram aos alunos e ao público uma imersão nas tradições e particularidades de cada país”, explicou a professoraJoana D´Arc.

Os estudantes de Informática proporcionaram uma experiência interativa e gastronômica, destacando-se um Master Chef sobre a culinária da Costa Rica, uma representação de uma tourada espanhola e uma viagem virtual pela Guatemala, permitindo ao público viajar virtualmente por essas culturas por meio da tecnologia

Já os alunos de Eletrotécnica apresentaram um panorama da arte folclórica de Honduras e da cultura popular mexicana, com a divertida cena de "La vecindad del Chavo". O encerramento das atividades culturais ficou por conta de um festival tradicional do Panamá, que trouxe ao público a rica herança cultural do país.

O evento foi finalizado com uma apresentação musical, onde os alunos fizeram uma paródia em espanhol da canção "Bella Ciao", popularizada pela série "La Casa de Papel". A performance deixou o público com uma mensagem alegre sobre a importância da diversidade cultural e da integração entre diferentes nações hispanohablantes.

O Coordenador da Base Comum, Professor Cícero Rodrigues dos Santos destacou a importância da realização de eventos como este devido à riqueza de aprendizagem que proporciona de forma leve e lúdica desde a sua preparação até a sua culminância em um sábado letivo e expressou a necessidade de que, cada vez mais, os sábados letivos se tornem momentos para a apresentação dos resultados de projetos desta magnitude. Já para a Professora Joana D’arc Teotônio, "a atividade superou as expectativas, oferecendo uma experiência enriquecedora de conhecimento, na qual os discentes puderam se expressar com criatividade e empenho, ao mesmo tempo que interagiram com a língua e a cultura hispânicas de forma prática e dinâmica".