Notícias
Campus Picos realiza atividades sobre Educação Antirracista
No dia 19 de fevereiro, o Campus Picos do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará a roda de conversa “O que você faz com o seu racismo? Reflexões e práticas para uma educação libertadora” e a oficina “Heteroidentificação como instrumento de efetivação de políticas afirmativas raciais, na prática”.
As atividades têm como objetivo discutir a promoção da Educação Antirracista nos ambientes formais de aprendizagem, e são abertas à participação de toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.
O evento terá como palestrante o professor Éverton Cristian Rodrigues de Souza, que é coordenador de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Univasf e vice-líder e cofundador do grupo de pesquisa Observatório das Políticas Afirmativas Raciais (OPARÁ).
Para a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Picos, a professora de Língua Portuguesa Natércia Almeida Lacerda, a educação antirracista, tanto no ambiente escolar quanto no currículo, proporciona às crianças e aos jovens a oportunidade de aprender sobre temas como inclusão e diversidade. Além disso, favorece reflexões, debates e outras iniciativas essenciais para combater a discriminação dentro e fora da escola. “Dessa forma, a educação antirracista não só amplia o conhecimento histórico dos estudantes, mas também incentiva a formação de cidadãos mais conscientes, que podem e devem contribuir de maneira ativa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.
Participe:
Oficina – 10h (inscrição)
Roda de conversa - 15h (inscrição)